Desenvolvimento Fetal:
Não fiques chocada, mas o teu bébé está ainda maior que a última semana, para não mencionar que se está a tornar mais engraçado e esperto a cada dia que passa. Como poderias esperar, não há falta de crescimento e desenvolvimento esta semana: o teu fantástico pequeno feijão acrescentou mais tamanho ao seu comprimento. Os seus pequenos membros atingiram as suas proporções relativas e continuarão a crescer juntamente com o corpo depois desta semana. A audição reactiva começou para o teu bébé, apesar das suas orelhas ainda não estarem estruturalmente completas ou totalmente funcionais. Enquanto isso, diferentes partes do seu complexo cérebro estão a desenvolver-se para desenvolver a audição e outros sentidos (visão, olfacto, gosto e tacto).
Se tiveres uma menina, os seus ovários começaram já a produzir milhões de células, que, dentro de algumas semanas, se desenvolverão para óvulos.
Sintomas:
Apesar do segundo trimestre ser caracterizado pelo mais agradável dos três, podes contar com algumas indisposições. Esta semana, ou nas próximas, podes vir a privar com as raras alegrias da "dor de ligamentos" que podem incluir dores de barriga, dores no baixo abdómen e dores agudas, mais frequentes no final do dia. O teu sofrimento deve-se à tensão dos ligamentos e músculos que suportam o teu útero em crescimento. Isto é de esperar e é perfeitamente normal. Alguns médicos aconselham a dormir do lado esquerdo, visto que dormir de costas pode comprimir as tuas veias pélvicas, diminuindo o retorno do sangue à parte mais baixa do teu corpo. Dormindo sobre o teu lado esquerdo alivia esta pressão, permitindo a normal circulação sanguínea. Se o truque não resultar, consulta o teu médico, mas não lhe batas se ele serenamente te disser que é normal sentir estas dores agudas durante esta altura.
Blog da Jornalista Sarcástica: "Ecografia, ecografia na parede..."
«Um mês antes da ecografia "para saber o sexo", poderia dizer-te exactamente o tempo que demorei a descobrir esta 'coisa' a crescer na minha barriga.
"Duas semanas, três dias, uma hora e 10 minutos até saber a certeza", diria. "Não posso esperar".
Na realidade, não consegui. Sonhava que o bébé era menino e na noite seguinte que era menina. A ecografia "para saber o sexo" era tudo sobre o que conseguia pensar. Telefonava a amigos só para que adivinhassem que "tipo de bébé ia ter".
A maneira como o encarei, dava para pensar que eu ia à Gap comprar uma camisola. "Hmmm, é do tipo menino ou do tipo menina? Acham que vem em tamanho médio?"
O dia da ecografia foi como o Natal, o aniversário ou o dia de casamento. Era o dia da ecografia! O bébé! Que "tipo" de bébé ia ter?
Corri para a sala das ecografias, saltei para a marquesa e disse "Tudo o que quero saber é se é menino ou menina. Vamos já começar."
O técnico, nesta altura, perguntou: "Não se preocupa em saber se o bébé é saudável?"
"Claro que sim. Logo depois de saber o sexo."»
[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]
As minhas impressões...
[31-10-2007] - O sexo
Não estou nada ansiosa, nem preocupada para saber o sexo do bébé. Isso é-me completamente indiferente. Preocupada sim, estou com a saúde dele, se tudo está a correr bem.
[05-11-2007] - O cansaço
Tenho andado muito cansada. Mudança de instalações no trabalho ao mesmo tempo que entra uma nova funcionária a quem tenho de dar formação - é mesmo muito cansativo -, aliado a aulas pós-laborais duas vezes por semana...
Esta semana passou e nem dei conta. O trabalho tem ocupado a minha mente e quase esqueço (mas não quero!) que estou grávida.
My Babyblues
As aventuras da minha gravidez
Pós-parto
My Babydoctor