Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 16 de Abril de 2008

2.ª Gravidez:Semana 41

Desenvolvimento Fetal:

Com uma estimativa de peso fetal de 3.837kg segundo a ecografia da semana passada, nem sei como este bébé ainda não entrou em stress por ainda não ter nascido. Segundo os últimos exames está tudo normal e desta semana não passa.

Sintomas:

Continuo com aquelas dores chatas de pré-parto das quais nunca tinha ouvido falar.

  


As minhas impressões...

[16-04-2008] - O que é o pré-parto?

«O trabalho de parto é antecedido por um período preparatório denominado de pré-parto, período prodrômico (ou pródromo de trabalho de parto) ou período premonitório. Nesta etapa vários sinais estão presentes, demonstrando que o trabalho de parto e o nascimento do bebê se aproximam.

O período premonitório do parto ou período pré-parto é caracterizado pela presença de contrações, por vezes dolorosas, que ocorrem em intervalos e intensidade irregulares, não apresentando ritmo. Essas contrações não são efetivas para dilatar o colo uterino e constituem o chamado “falso trabalho de parto”, onde, embora haja contrações, não há alteração do colo do útero (ou seja, não há a dilatação do mesmo com progressão para o nascimento do bebê).

Nesta fase há a descida do fundo uterino (a barriga materna fica mais baixa), decorrente do encaixamento da cabeça do bebê na pelve materna. Essa descida da cabeça do bebê acarreta no aumento de dores lombares e dores nas articulações dos ossos do quadril da gestante. As vezes a única manifestação é uma sensação de “peso” na região supra-púbica (na região da bexiga).

Há ainda nesta fase, uma secreção exacerbada de muco pelas glândulas presentes no colo uterino, sendo eliminada uma secreção mucosa pela vagina, acompanhada ou não de sangue em pequena quantidade. Este sinal é chamado de perda de tampão mucoso.

O colo uterino fica mais amolecido e progressivamente mais curto ao toque vaginal (processo chamado de amadurecimento do colo).

Próximo ao final da gestação, as contrações se tornam mais freqüentes e intensas e a regularidade associada à dilatação do colo uterino caracterizam o trabalho de parto que se inicia.

Não é possível dizer o exato momento em que há a transição do período pré-parto para o trabalho de parto, pois o período premonitório do parto pode anteceder o parto em dias; e esta transição ocorre normalmente de forma gradual e quase insensível.»

Texto retirado do site http://www.cpdt.com.br

 

publicado por xana às 00:46
Link | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Isabel a 17 de Abril de 2008 às 11:57
Parabéns pelo blog! Já o tinha visitado e voltei porque gostei bastante e, também, para saber se já havia novidades... Que corra tudo muito bem! Beijinhos
Isabel
De Susana a 17 de Abril de 2008 às 12:48
Visito com muita frequencia o blog, adoro e encontro forças para esperar a estrelinha que tanto desejamos.
Parabéns!
E tudo de bom!
De Ana Sousa a 18 de Abril de 2008 às 17:32
Parabens pelo blog!
Muito bom mesmo e desejo a melhor sorte do mundo!
De V... a 18 de Abril de 2008 às 20:34
Então e novidades???
Já nesceu????

Boa sorte e beijinhos
De Marta a 20 de Abril de 2008 às 18:09
Parabéns pelo Blog! Desejo uma hora muito pequenina, como se costuma dizer.
Um beijinho e tudo de bom,
Marta
De Anónimo a 21 de Abril de 2008 às 12:24
Acho que o bebé nasceu!!!!!
Estou ansiosa por novidades!!
De sofia a 24 de Abril de 2008 às 16:40
Olá querida mamã, conheci o teu simpático cantinho através do Baby Boom e adorei, virei visitar-te mais vezes!
Parabéns pelo teu bebé, desejo-te as maiores felicidades!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog