Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 26 de Março de 2008

2.ª Gravidez:Semana 38

pregnancy cartoon

  

Desenvolvimento Fetal:

Como bem sabes, chegaste à última fase da tua viagem pela gravidez e se ainda carregas o pequenote, ele já atingiu o peso que irá ter à nascença (em média entre 2.700kg a 3.600kg, dependendo se é menina ou menino). Não há muito a dizer sobre o bébé esta semana, por isso vamos fazer um pequeno resumo da fase em que estamos: todos os sistemas dos órgãos internos estão preparados para o mundo exterior, estão a acumular mecónio e gordura, um rápido desenvolvimento do cérebro (que irá continuar a crescer com eles) e já chegaram mais ou menos ao estatuto oficial de 'bébé'. Agora só precisam de deitar a cabeça cá para fora e dizer olá ao resto do mundo, especialmente às suas mamãs.

 [Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

Sintomas:

Aguenta mamã, é uma questão de tempo até as falsas contracções darem lugar às verdadeiras, que são ainda mais dolorosas e difíceis. Quando as verdadeiras começarem,  são mais dolorosas e extendem-se a todo o útero, através das costas e na tua pélvis.

Se tens tido problemas em dormir (que cerca de 100% das mulheres nesta fase têm), tenta fazer algumas sonecas durante o dia, arranja uma daquelas almofadas de grávidas ou com almofadas normais coloca-as entre as pernas e a apoiar a tua barriga, para que te sintas mais confortável.

Se sentires umas picadas eléctricas nas tuas pernas e dentro da vagina, isso é o bébé que está a tocar em vários pontos nervosos à medida que se vai encaixando na tua zona pélvica. Se sentires umas dores mais fortes do que estas picadas, é o teu bébé a pressionar o teu nervo ciático. Tudo o que podemos recomendar é esperar, sentar e colocar os pés para cima.

 

 [Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Os diálogos da vagina"

«No caso das visitas semanais ao médico não serem suficientes, o que te vai acontecer são chamadas telefónicas dos membros da família a perguntar pelo teu estado.

Da tua sogra à tua avó, todas as mulheres que conheceste irão ligar para perguntar 'como te sentes?'

Claro, elas só querem saber o que se passa... todos os dias.

Estas mulheres conseguem ser muito criativas com as razões que as levam a telefonar. Viste aquele novo programa de culinária? Precisas de mais algumas roupas para o bébé? Como é que está o tempo por aí?

Não importa o que faças, não importa que ameaces não deixar a futura avó visitar o seu primeiro neto, estas pessoas continuarão a ligar. É como se pensassem que têm certos privilégios relativamente à tua vagina.

Já começaste a dilatação? O bébé já está de cabeça para baixo? Já te fizeram o toque?

Não sei porquê, mas ter de explicar à minha mãe que sim, a médica pôs a mão cá em baixo para ver o colo do útero com os dedos, não é algo que goste de fazer.

Penso que a pior parte de toda a 'espera pelo bébé' é a conversa da vagina. Quantas formas há de falar sobre a vagina sem dizer a palavra?

Pessoalmente, penso que é melhor assustá-los um pouco: 'Bem, depois da médica ter escarafunchado, discutimos sobre o meu rolhão mucoso'. Qualquer pessoa que se mantivesse interessada depois de usares a expressão 'escarafunchar' merece toda a informação que estás disposta a dar.»

 

 

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

  


As minhas impressões...

 

 

[27-03-2008] - Novidades? Não há muitas.

Fui à consulta onde fiz o meu primeiro CTG (com resultado normal) e em que a médica me fez o 'toque'. Segundo ela isto está muito atrasado, por isso é pouco provável que o bébé nasça antes do tempo previsto.

Hoje fui fazer análises ao Estreptococus que só estarão prontas dia 03/04/2008 (por pouco não era a data prevista do parto).

Não tenho sentido quase contracções nenhumas... Pensava eu que as poucas contracções que sentia já tinham adiantado qualquer coisa para um parto mais cedo, mas não! Amanhã vou fazer a última ecografia, porque insisti muito com a médica que queria um parto normal e ela diz-me que tenho 'a bacia um pouco baixa' e pode haver a possibilidade de o bébé ao ser grande não conseguir sair por parto natural.

Amanhã logo saberei se este pequenote afinal é um grandote!

[28-03-2008] - Fim do curso de preparação para o parto

Ontem foi a última aula do curso. Por um lado ainda bem, porque já estava cansada de andar em transportes públicos depois do trabalho. Por outro lado, sinto-me um pouco desamparada, sem aquelas aulas semanais para esclarecimento de dúvidas. Receio esquecer-me de tudo o que aprendi lá.

[31-03-2008] - Consulta das 38 semanas e ecografia

Pois é, não há qualquer dúvida: tenho um grandote dentro de mim. E quando falo de um grandote não é um bébé gorducho, mas grande mediante as medições dos ossos.

A minha médica está um pouco receosa que, por causa disso, eu não consiga ter um parto natural.

São os genes a trabalhar: tanto do meu lado, como do lado do N. há homens altos, a calçar o 43. Eu tenho uma boa altura para mulher: 1.61m e calço o 38 (agora o 39, por causa dos pés inchados!).

Agora tenho consulta no próximo dia 9 de Abril.

Segundo os meus cálculos o parto será 10 de Abril, mas a minha médica considerou mais dias - até 16 de Abril -, visto que tenho um ciclo menstrual longo.

[01-04-2008] - MEDO, muito medo...

No final do dia tenho sentido contracções mais dolorosas. O medo começa a apoderar-se de mim. O dia aproxima-se a passos largos e receio não conseguir lidar bem com a dor.

publicado por xana às 00:10
Link | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Tânia a 1 de Abril de 2008 às 10:17
É preciso manter a seneridade. Vai tudo correr bem.
De V... a 1 de Abril de 2008 às 12:34
Olá,

Fico feliz por estares a chegar ao final desta etapa repleta de medos, ansiedades e dúvidas... Quando menos esperares está na hora H e aí nem te vais lembrar de mais nada a não ser da felicidade quando tiveres o teu bébé nos braços!!

Muitas felicidades e que tenhas uma hora pequenina e fácil...

P.S. Acho que estou grávida!!! Quinta-feira vou à consulta para ter a certeza... Obrigado pelo teu apoio. o teu blog é uma grande ajuda!

Beijinhos
De Viviane a 11 de Julho de 2015 às 13:26
Porcaria evacuar no bb kkkkk

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog