Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 19 de Março de 2008

2.ª Gravidez:Semana 37

pregnancy cartoon 

Desenvolvimento Fetal:

É a bonança antes da tempestade. As alterações do peso do bébé nivelaram apenas com mais algumas gramas de gordura esta semana. Por esta altura o bébé deverá pesar 3.175kg e medir 50 cm (os meninos geralmente são mais pesados e mais compridos que as meninas). Os seus órgãos internos estão desenvolvidos o suficiente para o mundo esterior, apesar de o sistema imunitário ainda se estar a desenvolver (e continuará a desenvolver-se depois do nascimento).

Com um grande número de anticorpos fornecidos pelo leite materno (quando a amamentação começar), combater infecções e permanecer saudável será mais fácil quando ele estiver cá fora.

 [Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

Sintomas:

O teu médico irá tentar saber em que ponto estará o teu corpo para o parto que se aproxima, verificando se já chegaste àquela fase em que poderás entrar em trabalho de parto a qualquer altura. Vários indicadores como o rolhão mucoso, o cérvix dilatado e o aumento das contracções de Braxton-Hicks são sinais de que o parto está a dias de distância. O rebentar das águas pode ou não ser o primeiro indicador de que o parto começou. No entanto, as águas rebentam apenas em 15% das mães e apesar do que Hollywood nos faz crer, é mais frequente uma pequena perda do que um grande esguicho.

Sê paciente: se o parto não começar esta semana ou na próxima lembra-te que apenas 4-5% das mulheres dão à luz na data prevista. Se esta é a tua primeira gravidez, podes esperar que aconteça entre 2 dias a 2 semanas mais tarde. Podes distrair-te, ficando atenta aos movimentos fetais, para te assegurares de que tudo está bem com o teu pequenote. Se os movimentos começarem a decrescer substancialmente, tenta não entrar em pânico e telefona imediatamente ao teu médico ou parteira.

Se ainda não decidiste se vais amamentar ou não, aqui fica uma boa razão: alguns especialistas estimam que as mães gastam 400-700 calorias por dia quando amamentam e, para compensar, tens de comer cerca de 500 calorias extra por dia (uma boa oportunidade de comer colheradas de gelado).

 [Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Desculpa, tenho de ir."

«Achei sempre incrível como é que os nossos corpos sabem como fazer e ter bébés. Há algum manual sobre divisão de células e como a placenta cresce?

Quando o fim da gravidez se aproxima, não é estranho para o teu corpo começar a dar sinais que avisam  que 'um bébé está a chegar!'

Sim, os teus pés incham e as tuas ancas alargam, mas não são as únicas coisas que acontecem. Os teus intestinos, aha, começam finalmente a mover-se. Sim! Todas estas semanas de obstipação estão a chegar ao fim! De facto, as coisas provavelmente estão a movimentar-se por lá.

É duro para mim usar estas palavras, mas para continuar, vou já dizê-las: Vais ter diarreia. As corridas. A diarreia. Chama-lhe o que quiseres, mas vais passar mais tempo na casa de banho.

Para mim, 'as corridas' sempre aconteceram sem se notarem muito. Num minuto, estou na casa da banho a lavar os dentes com o meu marido, e no minuto seguinte estou a correr pelo hall a gritar 'Tenho de ir!'

Penso que a pior parte sobre a diarreia enquanto grávida é que é quase impossível parecer graciosa enquanto se corre para a casa de banho. Como é que se consegue? Tentas chegar à casa de banho em dois segundos ou menos, com uma bola gigantesca de basquetebol a sair da tua barriga.

Quanto mais cedo aprenderes a aceitar que não consegues fazer uma corrida parecendo graciosa, melhor. O que interessa o que pensam? Estás grávida de nove meses. Desafio alguém a meter-se contigo.» 

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

  


As minhas impressões...

 

 

[19-03-2008] - Dia da depilação

Hoje é o dia da minha depilação. Vou livrar-me de pelo menos um kg de pêlos e o que interessa é que vou pesar menos. Eh! Eh!

A esteticista vai-se assustar com esta selva, mas tem mesmo de ser!

publicado por xana às 00:18
Link | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Sofia a 19 de Março de 2008 às 10:42
Loool! Eu também estou assim, eh eh. Mas mais vale irmos depiladinhas para a maternidade do que depilarem-nos lá com lâmina.
Muito ansiosa em relação ao parto? Eu estou :)
Bjinhos
De Carina a 24 de Março de 2008 às 15:33
Por acaso tenho que pensar bem nisso, vais tirar tudinho? Isso é que me mete mais impressão, deve doer para caraças tirar tudinho. :) Mas acho que deve ser mesmo o mais apropriado.

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog