Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008

2.ª Gravidez:Semana 32

pregnancy cartoon

 Desenvolvimento Fetal:

Das últimas notícias do ventre, o teu bébé já desenvolveu a sensibilidade à temperatura! Isto significa que receberás um pontapé se colocares algo quente na tua barriga.

Para os fans de Elton John, sim o bébé tem olhos azuis. Nesta altura, todos os bébés têm, apesar de depender da sua disposição genética, isso pode mudar após o nascimento (ou entre agora e o parto), mas para já, são azuis.

Graças à recente maturação dos seus pulmões e a um extraordinário sistema imunitário, mais de 90% dos bébés nascem na sua 32.ª semana, sobrevivendo a um parto prematuro. Mesmo que o teu bébé esteja a planear sair mais cedo, as suas possibilidades de sobrevivência estão a seu favor.

Tempo para celebrar numa festa do bébé!

 

Sintomas:

Se a tua família está por perto, é tempo de discutir o que vai acontecer quando efectivamente entrares em trabalho de parto. Claro, o parto em si pode ser uma experiência esmagadora para as pessoas que o presenciam pela primeira vez, por isso informa de que vai haver sangue, suor, muco e possivelmente um pouco de cócó (se já não o sabias, é provável que durante o parto ao fazeres força libertes um pouco de cócó - é completamente normal). Mesmo os companheiros com estômago fraco podem ajudar a tornar o processo do parto mais tolerável com ajuda na respiração, massagens e alguma força: "Eh! Essa foi uma grande contracção, querida!" (Agora fuja! Antes que ela lhe parta o pulso!). Para os de estômago forte os papéis de cameraman e 'cortador-oficial-do-cordão-umbilical' estão sempre disponíveis. Fale com o seu médico ou parteira com antecedência para que estejam preparados para que outra pessoa esteja presente durante o parto.

Surpresa! Os sintomas do 3.º trimestre ainda não irão desaparecer. Se acabaste de regressar de fazer chichi, já sabes que a tua bexiga está próxima da terra-de-ninguém. Estas alegrias irão persistir até ao dia do parto. Tem cuidado com a tensão baixa durantes estas últimas semanas. O teu sangue tem tendência a acumular-se nos membros inferiores, havendo uma baixa pressão craneana.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "De todos os nervos..."

«Há um subproduto no final da gravidez que muitas mulheres desconhecem: dor do nervo ciático.

O teu nervo ciático é um nervo enorme que vai desde o teu rabo até ao teu tornozelo. Se estás grávida e sentes uma pequena dor algures entre o teu rabo e ao longo da tua perna, parabéns, é o teu nervo ciático.

Por alguma razão que nunca irei compreender, decidi ir até à mega-store Ikea próximo do final da minha segunda gravidez. Estava gravidíssima, carregando um bébé-monstrinho na barriga e decidi procurar camas juntamente com o resto da cidade.

Na altura em que me vim embora do Ikea, não conseguia andar. Para encurtar uma longa história, não andava 'normalmente' até 3 semanas após o nascimento do bébé. Basicamente o bébé encontrava-se numa posição em que estava a pressionar o meu nervo ciático.

Tentei de tudo: frio, calor, esfregar, alongar, permanecer no lado oposto. Nada funcionou. Foi ao ponto de não conseguir andar até à casa de banho sem chorar.

O momento mais alto desta experiência foi quando fui à loja da Target comprar algumas coisas. Geralmente, ficava no carro com a minha dor ciática, mas estava aborrecida e decidi arriscar. Consegui fazer metade do caminho antes que acontecesse: não consegui dar mais um passo. Já estava com uma dor enorme, o que chamou a atenção. Acrescentando o facto de ter tido um grande coxear que parecia uma actuação circense.

Mulheres aproximavam-se para me dar as suas condolências. 'Quanto tempo falta?', perguntavam. Ficavam com um olhar de tristeza quando lhes dizia as semanas que faltavam. 'Pobrezinha', diziam, antes de se irem embora.

O meu marido veio finalmente em meu socorro e fez-me subir para cima do carrinho do supermercado, com a minha enorme barriga, representando a sua própria versão do Titanic 'I'm the king of the world!'.

Tenho a certeza que todos olhavam embasnacados.» 

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

  


As minhas impressões...

 

 

[13-02-2008] - Como o tempo passa...

O tempo tem passado rapidamente.

O trabalho encontra-se já numa fase mais calma e tenho tentado sair a horas decentes.

Esta semana tenho conseguido sair cedo, porque tenho sentido mais necessidade de descansar.

Todas as noites tenho sentido aquelas dores semelhantes às dores pré-menstruais, que a monitora do curso de preparação para o parto chama de contracções.

Sempre que me deito ou recosto no sofá as contracções atenuam-se.

Apercebo-me agora que qualquer stress ou cansaço passa automaticamente para a barriga, mesmo que não me sinta cansada.

 

[14-02-2008] - Ecografia das 32 semanas

É já no próximo dia 18/02/2008 a ecografia das 32 semanas.

Sempre que tenho que fazer uma ecografia fico muito ansiosa, aterrorizada!

Tenho sempre medo que me dêem alguma má notícia (isto são resquícios daquela ecografia que pôs fim à minha, digamos, 1.ª tentativa).

Fico de tal maneira aterrorizada que desato a chorar, mas até fica bem porque o médico pensa que sou mais uma grávida chorona.

Há tanta gente grávida que me diz que estão sempre ansiosas pelas ecografias para poderem ver o bébé, mas como tive aquela má experiência, fico aterrorizada.

[18-02-2008] - A ecografia das 32 semanas

Lá fui para a ecografia.

Resultados: está tudo bem. O bébé neste momento já pesa 2.200kg e encontra-se no percentil 80, um percentil um pouco elevado para as semanas que tenho.

Vamos ver se ele não engorda muito mais, senão estou tramada!

publicado por xana às 00:40
Link | favorito
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar