Tudo sobre a gravidez
Terça-feira, 22 de Abril de 2008

Mala da maternidade - mamã

[Voltar ao índice My Baby...Preparativos]

Aqui ficam alguns itens básicos para a mamã.

 

 

Para a maternidade:

Estes itens foram-me aconselhados para um hospital público.

Sempre que se dá entrada num hospital público não se pode levar nenhuma mala. Aliás, a roupa com que estamos vestidas é imediatamente entregue à pessoa que nos acompanha.

Como não sabemos a que horas será o parto, convém tentar entrar com uma pequena necessaire com água, bolachas, um pente e/ou escova, um produto para as olheiras e escova e pasta de dentes. Porquê? Imaginem que o parto acontece à meia-noite. Não será servida nenhuma refeição extra, só o pequeno-almoço na manhã seguinte. E acreditem vão ficar com sede e fome! Logo pela manhã, podem-se pentear e lavar os dentes, enquanto não lhes levam a mala, e preparar minimamente para a primeira fotografia com o bébé.

Deixem sempre alguns itens em casa num local fácil de serem vistos pelos vossos companheiros, como camisas de dormir ou roupa para vestirem quando sairem do hospital.

 

2 Camisas de dormir abertas à frente (Dentro da maternidade está quente, por isso evitem levar camisas de dormir demasiado quentes)

1 Robe leve e fresco

1 Par de chinelos de quarto

1 Par de chinelos para o banho

1 Toalha de banho (Toalhas!!! Exclamei eu escandalizada. Então os nossos hospitais não cedem toalhas a uma pessoa internada? Pelos vistos, a maior parte das maternidades não faculta toalhas e se as faculta, sabe-se lá por onde andaram...)

1 Toalha de cara

4 Toalhas de bidé escuras

6 Cuecas descartáveis (Daquelas tipo "rede". Assim podem ser utilizadas em caso de terem feito cesariana e não magoam no local dos pontos. Encontrei-as na Chicco)

1 Embalagem de pensos higiénicos (Daqueles tipo "Noite" que absorvam um grande fluxo)

1 Soutien de amamentação (Comprem-no por volta das 36/37 semanas, altura em que o tamanho do peito estará mais próximo do dia do parto. Comprei os meus na Modalfa.)

1 Embalagem de discos protectores de mamilos

1 Produto de hidratação para os mamilos (Comprei Purelan)

1 Garrafa de água

1 Pacote de bolachas doces, sem chocolate

Produtos de higiene pessoal: gel banho, champô, amaciador, roll-on, creme hidratante, pente, escova, pasta e escova de dentes etc.

Produto para facilitar a evacuação (Caso seja parto normal vão ter que levar pontos e não vão querer fazer cócó à maneira tradicional, acreditem...)

Telemóvel (Não exagerem e ponham-no no modo "Silêncio", porque muito provavelmente vão receber muitas chamadas e não é bonito incomodar as outras mães e bébés)

 

Pôr os artigos essenciais num pequeno saco, para a eventualidade de não nos deixarem entrar com a mala. Deixar a roupa para a alta preparada em casa para o marido trazer (não esquecer sapatos).

 

 

Para casa:

Bomba de amamentação eléctrica da Medela

Pensos higiénicos

Betadine ginecológico; Lactacyd; Saugella (por causa dos pontos)

Purelan ou B-Pantene para os mamilos

Produto para facilitar a evacuação (Caso seja parto normal vão ter que levar pontos e não vão querer fazer cócó à maneira tradicional, acreditem...)

 

Um dos itens que a monitora não falou, mas que acho importante é adquirir mamilos de silicone para habituar desde cedo o bébé. Evitam-se muitas dores devido a possíveis gretas nos mamilos. Mas no CPP disseram que deixa entrar muito ar o que provoca cólicas ao bébé. Por isso, comprei na mesma e depois logo se vê.

[Voltar ao índice My Baby...Preparativos]

publicado por xana às 11:41
Link | comentar | favorito
|

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog