Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008

Semana 29

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

 

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

Se tens sentido borboletas a moverem-se pela tua barriga, não é apenas a ansiedade pelo parto. Não, é o teu bébé com um caso de soluços: uma ocorrência comum que resulta da prática da respiração. Para além disso, o bébé continua a acumular gordura, 3.5% do seu peso total. Comparado com os adultos, não é muito, mas quando são pequenos, é algo saudável.

Neste momento o corpo do teu bébé está neste momento a produzir componentes sanguíneos importantes. Além disso, ele tem feito chichi no saco amniótico e se não sabias, engole-o juntamente com o fluido amniótico. Apesar deste conceito ser um pouco desagradável, a sua urina é estéril e o fluido amniótico é substituido várias vezes ao longo do dia.

 

Sintomas:

Agora outra questão parental que provavelmente não tiveste tempo nem energia para decidir: amamentar ou não. Se achas que a resposta é já óbvia, pensa melhor. Há mulheres que simplesmente não podem amamentar por questões médicas e não têm escolha. Há também mulheres cuja tentativa de amamentar sai frustrada porque o bébé recusa.

Se estás a planear ou a decidir amamentar ou não, deixo aqui algumas das maiores razões para o fazer: a amamentação desencadeia uma hormona que te ajudará a relaxar (e se não amamentares a produção de leite irá acabar); o teu corpo produz oxitocina que incentiva a diminuição das contracções uterinas pós-parto; toda a gordura adquirida é usada para a produção de leite, tornando mais fácil o regresso ao peso normal; os ossos re-mineralizam mais depressa e há menor probabilidade de se contrair cancro antes ou depois da menopausa. Além disso, a amamentação reforça o sistema imunitário do bébé.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Uma rosa por outro nome qualquer"

«Uma das minhas partes favoritas de se ter um bébé tem a ver com o facto de se escolher nomes. Desde pequena que estou obcecada pelos nomes eu iria querer dar ao meu filho. Não sei porque é que fazia isso; acho que gostava de nomes.

O meu marido e eu tínhamos ideias diferentes relativamente a nomes. Eu era mais 'Isto soa bem!' enquanto ele detestava todos os nomes de que eu gostava.

Com a nossa filha, fiz uma longa lista de nomes que gostava. Viu todos e apenas ficaram dois: Ellie e Sophie. Escolhi Ellie.

Com o nosso filho, chegamos a acordo com o nome de menina rapidamente, mas não conseguíamos chegar a acordo para um nome de menino. A minha escolha principal aconteceu ser uma cor (Grey) enquanto a dele (Ash) apareceu depois de uma personagem num filme.

Todos os dias puxava o assunto dos nomes e todos os dias ele discutia sobre isso. Achava que o nome escolhido por ele era demasiado fora do comum e ele achava que era fixe. Os meus nomes (Jonah e Henry) faziam-no lembrar alguém em quem iria bater.

Foi uma luta renhida. Finalmente perdi a esperança de ter um menino chamado Jonah ou Jonas e chegámos a um compromisso do único nome que ambos gostávamos: Sam.

Tem cuidado a quem contas sobre a escolha dos nomes. Tive uma amiga que contou a toda a gente uma das nossas possíveis escolhas para a nossa filha Nunca considerámos seriamente esse nome, mas ela achou que deveria de contar a toda a gente e ouvir as diferentes opiniões.

O meu conselho é simples: a não ser que queiras ouvir o que as pessoas pensam, mantém a tua boca fechada até ao grande dia. É muito mais difícil insultar um nome que está associado a um bébé já nascido.»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

 

 

As minhas impressões...

 

[23-01-2008] - A saga dos berçários continua

Continuo a contactar berçários e mais berçários de toda a espécie e feitio: públicos e privados. Houve um interregno em que não pensei mais nisso, mas tenho que voltar à carga e começar a visitar alguns deles. Vou ter de faltar pelo menos uma manhã ao trabalho para fazer isso. Tem mesmo de ser!

 

[24-01-2008] - Diagnóstico

O diagnóstico geral da minha gravidez às 29 semanas:

  1. Enjoos: 0
  2. Dores de costas: 1
  3. Azia: 1
  4. Pés inchados: 0
  5. Muita fome: 0
  6. Gulosa como sempre: 1000
  7. Peso: não quero falar de assuntos desagradáveis

 

[25-01-2008] - Curso de preparação para o parto

Já comecei as aulas de preparação para o parto.

Fiquei abismada com a quantidade de grávidas na mesma sala.

Para quem lê o meu blog sabe que desde cedo tenho esta paranóia de que a minha barriga de grávida está muito pequena em comparação com mulheres que também estão grávidas com o mesmo tempo. Quando lá cheguei e vi todos aqueles barrigões, achei mesmo que a minha barriga está pequena!

E também achei que não engordei assim tanto como pensava! Afinal gordinhas é o que não faltam! E eu aqui toda preocupada...

A monitora do curso é bastante objectiva e prática e gosto bastante da atitude dela.

Nesta primeira aula falou-se dos sinais de alarme aos quais todas as grávidas devem estar atentas: demasiadas contracções, corrimento vaginal estranho, hemorragias, o facto do bébé não mexer...

Tudo isto deve ser alvo de preocupações para se telefonar imediatamente ao médico e/ou ir ao hospital. Mais pormenores sobre as aulas, espreitem no meu Index: Preparativos/Curso preparação parto.

 

[26-01-2008] - Os medos escondidos

Isto devem ser as hormonas....

Agora ando com um daqueles medos fatalistas de que não sinto o meu bébé mexer!

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

publicado por xana às 11:37
Link | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Susana a 24 de Janeiro de 2008 às 17:25
Olá adoro o teu blog está o máximo:) Queria só te fazer uma perguntinha? Ainda continuas no ginásio e a fazer eliptica? Obrigada
De maria joão a 24 de Janeiro de 2008 às 23:48
Temos alguns produtos que os nossos rebentos já não precisam. Podem-nos fazer uma visita? Queremos ter mais espaço em casa!

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog