Tudo sobre a gravidez
Segunda-feira, 21 de Abril de 2008

Curso preparação parto

[Voltar ao índice My Baby...Preparativos]

Após ponderar, decidi fazer o parto num hospital público e não num privado. Mesmo com o seguro de saúde ficava caro e ao falar com a minha médica ficou decidido que o público continua a ser uma boa opção.

Sendo assim, decidi investir num curso de preparação para o parto. O curso custou 195€ mas penso que é um bom investimento na minha formação como pessoa e como futura mamã.

Ainda não começou, mas já tenho o programa que aborda várias questões para além do parto.

Geralmente o curso é aconselhável a partir das 29 semanas aproximadamente: nem demasiado cedo, nem demasiado tarde.

 

Aula 1: Sinais de alerta

Na primeira aula, ao entrar na sala, deparei-me com uma sala a abarrotar, cheia de grávidas e grávidos.

Espero que esta gente toda não vá para o mesmo hospital que eu, senão não há epidural para todas!

Nesta primeira aula do curso aprendi o que é uma contracção.

Sempre que vou às consultas da minha obstetra, a primeira pergunta é "Tem sentido contracções?". Como eu não sabia o que era uma contracção respondia sempre qe não. Mas agora que sei, posso dizer que de vez em quando sinto.

Pensava eu que a contracção estava relacionada com um movimento muscular, mas não. A contracção podem ser muitas coisas, desde sentir calores desmesurados e repentinos (afrontamentos), a dores semelhantes com as menstruais ou até pequenas picadas na barriga.

Como cada corpo é diferente, as pessoas sentem de maneiro diferente uma mesma palavra: contracção. Posso dizer que o sintoma que geralmente sinto de vez em quando são as tais dores semelhantes às dores pré-menstruais.

Outra coisa útil que aprendi, foi a melhor posição para dormir e as melhores posições para lidar com as dores de costas que me assolam sempre que me deito. O truque é dormir com uma almofada entre as pernas e dormir com as almofadas como se estivéssemos a ler na cama.

Para além disso, falou-se sobre os sinais de alerta que não devemos ignorar de modo algum. São eles: contracções seguidas, deixar de sentir o bébé no prazo de 8h (comer sempre o chocolate para nos certificarmos se ele mexe ou não), secreção vaginal de cor e odor estranhos ou perdas de sangue. Sempre que algum destes sintomas aparecer devemos contactar urgentemente o nosso médico e/ou hospital.

 

Aula 2: Mala maternidade e banho do bébé 

Nesta aula falou-se essencialmente sobre o indispensável para levar para a maternidade e para ter em casa, quer para a mãe, quer para o bébé.

Descobri que a maior parte dos produtos à venda nas lojas são completamente inúteis e como sou alérgica a inutilidades, achei estas dicas muito importantes.

A mala da maternidade é basicamente um kit com o essencial para os primeiros dias quer na maternidade, quer em casa. Uma amiga minha até comentou comigo como é que as lojas ainda não comercializam a mala em kit: era só comprar e já está!

Para saberem os itens básicos consultem os links neste blog 'Mala da maternidade'.

Nesta sessão também foi demonstrado como dar banho ao bébé. Há duas formas: banho completo ou por partes. O banho completo é dado numa banheira, por partes é com uma pequena compressa ou algodão embebido em água.

Foi demonstrado como se deve segurar o bébé na banheira e todos os procedimentos após o banho: limpá-lo com a toalha, aplicar um creme hidratante no corpo e creme para o rabinho, limpar os olhos com soro fisiológico, bem como o cordão umbilical com álcool.

 

Aula 3:  Bem-estar no final d agravidez, respiração e relaxamento para o parto

Nesta aula a monitora descreveu em mais pormenor o que vai acontecer no dia do parto e ensinou alguns truques de respiração e relaxamento para aceitarmos melhor as dores das contracções.

 

Aula 4: Tipos de parto,  e sinais de parto (prática)

Nesta aula foram mostradas algumas ilustrações que explicavam todo o processo físico pelo qual o nosso corpo passa durante as contracções e durante o parto. Achei esta aula muito útil, visto que no hospital ninguém vai explicar-nos o que se está a passar ou o que vai acontecer.

 

Aula 5: Dilatação (prática)

Falámos sobre o que acontece no período de dilatação.

 

Aula 6: Expulsão e epidural

Nesta aula aprendi quando pode ser administrada a epidural e como é administrada. Para além disso, aprendi a fazer a expulsão num parto normal.

 

Aula 7: Visita ao serviço de urgência da Maternidade Alfredo da Costa

Esta visita foi muito importante, visto que é aqui que pretendo fazer o meu parto. Visitámos as salas, foi-nos explicado todo o procedimento de admissão e o que nos fazem até à hora do parto.

 

Aula 8: Aula especial para os pais

Esta aula foi dedicada aos pais e ao seu papel durante e após o parto.

 

Aula 9: Cuidados pós-parto com a mãe

Foi-nos explicado que cuidados deveríamos ter no pós-parto.

 

Aula 10: Amamentação, massagem, banho e cuidados primários com o bebé

Foram abordados os tópicos acima indicados.

 

Este curso é ministrado pelas Mamãs e Companhia, localizada na Rua Pedro Nunes, n.º 2, 2.º Esq., 1050-171 Lisboa (rua das urgências da MAC).

Deixo aqui os contactos: Tlf. 213 540 297; Fax. 213 149 515; Tlm. 912 926 387. A fisioterapeuta responsável é a Isabel Ramos de Almeida.

Podem também visitar o site www.mamasecompanhia.pt.

[Voltar ao índice My Baby...Preparativos]

publicado por xana às 14:56
Link | comentar | favorito
|
9 comentários:
De Tania a 2 de Outubro de 2008 às 20:36
Ola boa noite. Espero nao incomodar.
Mas estou gravida, tenho 21 anos, é a minha primeira gravidez. E adorei o que li aqui!
Moro no Norte de Portugal (perto de Viseu, Vila Real...) e queria ter conhecimento de algum Curso (aqui) para nao andar tao nervosa.
Se possivel, agradecia uma resposta para o meu e-mail. Um beijinho,
Tania Gouveia, Obrigado.
De ines a 10 de Outubro de 2008 às 17:37
OLá, gostava de saber onde tiraste o teu curso de preparação para o parto. fiquei muito interessada.

Obrigada, Inês
De Catia Gomes a 30 de Outubro de 2008 às 18:48
Olá, achei este post bastante interessante. Aqui na zona de Sesimbra, a camara esta a oferecer esse curso para as futuras mamãs que moram no conselho. Claro que eu vou aproveitar, vão começar as aulas dia 4 de novembro ;)

Muitos beijinhos a todas!

Catia Gomes
De Sónia Barbosa a 23 de Março de 2009 às 17:19
Olá, o meu nome é Sónia, tenho 31 anos e, apesar do meu marido ter um filho com 10 anos que vive connosco desde os 3, estou grávida de 18 semanas do meu primeiro filho e como tal queria muito fazer um curso para que tudo corra pelo melhor. Se alguém tiver conhecimento de um curso no grande Porto agardecia o favor de me informar.
Muito obrigada!
De D'Barriga Unipessoal Lda a 23 de Junho de 2010 às 16:27
Olá mamã!

Não deixe de consultar o D'Barriga!Nasceu este espaço porque eu fui mãe...coloco aqui tudo aquilo que gostaria de ter encontrado! Consulte-nos...961 967 307
De Clinifarma a 25 de Maio de 2009 às 17:49
A Clinifarma são joão tem ao vosso dispor cursos de preparação pré e pós parto. Os cursos são ministrados pela Enfª especialista em obstetricia da MAC.
Para mais informações podem ligar para o tel. 212911224 ou pelo site www.clinifarma.com.pt
De Miguel a 18 de Setembro de 2010 às 11:44
Aulas preparação para o parto em Aveiro.

Cursos ministrado por ENFª Especialista em Saude Materna, e a exercer no Hospital Infante D. Pedro.

Mais informações em : www.studioformacao.com

Tenha uma equipa multidisciplinar ao seu dispor!
De Celestono Tomás a 1 de Outubro de 2011 às 01:02
preparação para o parto na zona de viseu, Mangualde, Carregal do Sal, Penalva do Castelo, Gouveia, Seia, em NELAS na Planycorpo às 3.ª e 6.ª feiras às 18:45.
Abraço!
De Margarida a 24 de Novembro de 2011 às 17:52
Realmente pagaram muito pelo curso. Um abuso mesmo.
Fiz o meu por 80 euros no instituto 4 life e tive direito a mais de 10 ofertas!
Não percebo como conseguem cobrar valores desses... enfim :)

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog