Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Semana 26

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

 

 

pregnancy cartoon

 

Desenvolvimento Fetal:

O teu pequeno bébé consegue ver o útero! As suas miraculosas pequenas pálpebras separaram-se finalmente (estavam fechadas antes) e estão a viver os primeiros momentos de visão enquanto lês isto (ou talvez já tenha acontecido enquanto lavavas os dentes ou vias a Oprah). Para além de poder ver, também adquiriu recentemente a capacidade de dizer 'sim' e 'não' em linguagem gestual rudimentar, à medida que consegue mover a cabeça de trás para a frente. Também é nesta altura que o cabelo começa a crescer! As suas unhas também cresceram e o teu bébé continua a engordar lentamente. Mais importante, o tecido cerebral e neurónios estão a desenvolver-se rapidamente, aumentando a sua actividade cerebral que continuará a funcionar a níveis acelerados entre os primeiros sete a oito anos da sua infância!

 

Sintomas:

Esta é a última semana do segundo trimestre. Não vamos continuar a falar das alegrias da prisão de ventre, mas se estiveres curiosa em saber o porquê disso, basicamente deve-se à produção de altos níveis de progesterona, que relaxa o tecido muscular de todo o teu corpo, incluindo o tracto intestinal, abrandando a digestão. Não é para ter medo, há imensos remédios naturais para a prisão de ventre, incluindo: aumentar o consumo de fibras com frutas e vegetais, farinha de aveia ou grãos (como milho, centeio e trigo). Outra maneira é praticar exercício! Se não tens estado muito activa, tenta caminhar ou nadar. Aumentar em geral o nível de actividade frequentemente ajuda a movimentar o intestino sem qualquer medicamento. Muitas mulheres sentem as pernas cansadas e trémulas durante a segunda metade da gravidez. É um sintoma comum conhecido como Síndroma das Pernas Cansadas. Cortar com a cafeína, alongar os músculos suavemente e algumas massagens musculares são geralmente meios eficazes para este problema.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Não, a sério, pica-me OUTRA VEZ, é tão divertido!"

«Quando estás grávida, estás a preparar-te para mudar todas os 'rótulos' da tua vida. Vais de 'mulher' para 'mãe'. De 'sem filhos' para 'mãe'. Há outro rótulo que se esqueceram de te dizer: alfineteira humana. Nunca fui tantas vezes picada com uma agulha como quando estive grávida. Parecia que cada vez que me virava, alguém me dizia que precisava uma análise a isto ou áquilo e, claro, era sempre necessária uma amostra de sangue.

O teste mais chato, para mim, foi a análise à diabetes gestacional. Não só podes vir a descobrir que tens de parar de consumir gelado todos os dias, como também tens de beber uma caneca com açúcar antes de fazeres o teste.

Os médicos assustaram-me sempre com esta análise. Davam-me uma garrafa de vidro com montes de indicações escritas por alguém que nunca conheceu uma mulher grávida que se preocupava demais.

'Não coma durante X horas antes da análise. Não olhe para o Norte enquanto bebe refrigerante de laranja. Não sustenha a respiração por mais de seis segundos e por favor não pense em fazer chichi durante as próximas cinco horas'.

Depois de beberes o refrigerante de laranja tens de garantir que chegas ao consultório num determinado período de tempo para colherem a amostra de sangue. Do momento em que a garrafa tocou os meus lábios até entrar no consultório, estava preocupada com o facto de conseguir chegar a tempo e ter bebido aquilo para nada.

'Estou aqui para o teste da glucose!', gritei enquanto corria. 'Bebi a bebida exactamente há uma hora e 55 minutos atrás e preciso de alguém que me tire sangue já ou MORRO.' Não quis efectivamente dizer isso. O que fiz foi aborrecer as enfermeiras ao repetir "Oh, não. Acho que vou desmaiar. Odeio isto. Vou desmaiar. Tenho veias más. Despachem-se com isto"»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

As minhas impressões...

[02-01-2008] - As aventuras do futuro quarto do bébé

Tivémos que mudar o escritório para outro quarto e o ex-escritório será transformado no quarto do bébé.

Começámos as pinturas ao estilo 'Querido mudei a casa' e vamos tentar fazê-las nós próprios. Não pensem que é como na televisão. Dá uma trabalheira medonha e não sei como é que no programa conseguem acabar uma renovação em tão pouco tempo!

 

[03-01-2008] - As aventuras do futuro quarto do bébé II

Como o resultado das pinturas não estava a ser o esperado fomos pesquisar na internet truques sobre pintura de paredes.

Começámos por pintar em cor mate - azul violeta e amarelo - mas vamos mudar para acetinado, porque a parede fica mais brilhante dando a sensação de mais espaço.

Entretanto tenho que lavar uma japonesa enorme que já existia e não sei bem como o vou fazer. Estava a pensar em lavá-la na banheira e pô-la a secar já colocada na parede com a janela aberta. Mas para isso é preciso sol, algo que não tem abundado muito por aqui.

Ontem fui comprar um presente para uma amiga que está grávida exactamente do mesmo tempo que eu e que também vai ter um menino e acabei por não resistir aos saldos. Não para mim, mas para o pequenino. Acabei por comprar umas peças básicas - umas calças e um macacão.

Aprendi algo ao ler um novo livro que o N. me ofereceu no Natal: quando se compram calças ou macacões para os bébés, certifiquem-se de que não têm de despir essas peças totalmente. Como o bébé ainda não se põe de pé é complicado despir as calças ou o macacão. Procurem calças ou macacões que têm molas entre pernas, assim podem mudar a fralda muito mais facilmente. Esta dica foi valiosa para mim. Como é a primeira vez que vou ter um bébé há pormenores práticos que não me surgem imediatamente. Estou a aprender imenso com este livro. Agora não me recordo do nome, mas prometo deixá-lo aqui brevemente.

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

publicado por xana às 00:55
Link | comentar | favorito
|
1 comentário:
De VILMA ROMÃO a 9 de Janeiro de 2008 às 19:33
Quem sabe me responder: caminhar na primeira semana de gestação é abortivo?
Atrasou dois, três, ou sete dias... se caminhar de forma moderada por 2 horas... corro risco de abortar?
Alguém pode me responder? Estou tentanto engravidar e como sou adepta de caminhadas diárias, fico preocupada...

obrigada;

Sds.

Vilma



Sds.
Vilma

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog