Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2007

Semana 25

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

pregnancy cartoon

 

Desenvolvimento Fetal:

As proporções físicas do teu bébé estão a equilibrar-se e a maior parte do seu desenvolvimento será ganhar peso e desenvolver o seu sistema nervoso.

As boas notícias: se o teu filho nascer prematuro tem agora mais hipóteses de sobreviver visto que os seus pulmões começaram a produzir surfactant na semana passada, o que significa que o seu pequeno sistema respiratório está a tornar-se mais forte a cada dia. Sim, agora é uma boa altura para suspirares de alívio. Todo o trabalho e vida conscienciosa está a preparar o teu filho para um parto saudável. Continua com o bom trabalho, mamã!

Esta semana ele irá deixar a antiga posição de nádegas para começar a rodar para uma melhor posição para sair durante o nascimento. A sua cabeça e pés estão a rodar lentamente em direcção ao canal de nascimento. O tempo é curto, só 14 semanas até seres novamente um só ser humano.

 

Sintomas:

O segundo trimestre está quase no fim, o que significa que ainda tens ainda um trimestre de gravidez para desfrutar (e sofrer). Podes celebrar esta passagem, comprando uma peça de roupa que te faça sentir o mais maravilhosa possível...e não deixes de praticar uma boa postura que irá aliviar alguma da fadiga das costas.

Mas antes de chegares ao limite do teu cartão de crédito, lembra-te:vais ficar maior, por isso compra de forma inteligente.

Por falar em grande, estás obviamente com mais peso agora e as tuas costas vão-te avisar disso. Não te deixes ir abaixo por causa disso. É comum algumas mulheres sentirem caimbras nas pernas durante este período. Pede a alguém que te ama uma boa massagem. Ou se tiveres a sorte de teres uns euros extra, vai a um spa especializado em massagens para grávidas e faz o tratamento total.

Já deves ter notado que o teu cabelo parece com mais volume, mais fino e mais escuro. Há basicamente duas razões para isso: 1) há menos queda de cabelo do que o habitual e 2) as tuas hormonas contribuem para o crescimento do teu cabelo. Não te preocupes, tudo voltará ao normal depois do parto.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Excursão das calças elásticas"

«Fazer a visita ao hospital foi sempre uma parte excitante de se ter um bébé. Em ambas as minhas visitas, cheguei ao ponto de encontro, o meu marido na cidade, para descobrir outras mulheres grávidas à espera das suas visitas.

Claro, sendo uma mulher de outra espécie hormonal, medi-as de alto a baixo. Aquela parecia que tinha comido demasiados sundaes. A outra parecia neurótica e a outra decidiu seguir à risca a moda, mesmo sabendo que estava grávida.

Sim, eu sei que todas estamos grávidas e fazemos parte da Grande Irmandade da Vagina, mas não pude evitar julgar.

Ao mesmo tempo, estava a pensar se também me estavam a julgar. É que eu não queria visitar o hospital demasiado cedo. Se o fizesse, iria parecer uma louca que nem sequer estava grávida e que queria fazer uma excursão ao parto. Não queria agendar para muito tarde, porque podia entrar em trabalho de parto. Não, a meio da gravidez era o correcto.

Não pude evitar sentir-me um pouco invejosa das mulheres grávidas que quando lhes perguntavam a data do parto respondiam 'Amanhã'.

Amanhã? Odeio-vos. Tenho mais três meses e o meu rabo já não cabe nos meus jeans de pré-mamã.

A visita pode ser um pouco opressiva. Mostram-nos a triagem, os quartos e as macas. Talvez mostrem o sofá para o Papá/Avó/Amiga/Companheiro. Tudo começa a ficar demasiado real.

Na nossa primeira visita ao hospital a enfermeira perguntou-me como me sentia. 'Não tenho a certeza se quero fazer isto', respondi.

'Oh, eu sei que é necessária uma grande adaptação para quem tem um bébé pela primeira vez.'

'Não, só não quero empurrá-lo para fora da minha barriga'.»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

As minhas impressões...

[26-12-2007] - A fome de grávida que nunca mais aparece!...

Toda a gente diz que as grávidas têm uma fome daquelas que lhes apetece comer este e o outro mundo. Pois, não sinto essa fome desmesurada que toda a gente diz. A gulodice que já existia antes de engravidar permaneceu, mas não senti fome nenhuma acrescida.

 

[27-12-2007] - As análises e figuras tristes associadas.

Quando se está grávida é-se analisada da cabeça aos pés. Nada escapa ao olhar clínico da seringa que nos tira o sangue ou da urina transportada num copinho dourado.

Mas de todos os exames, o que eu mais detestei até agora foi o pomposamente denominado 'exsudado vaginal'. Pois é, fiquei logo traumatizada no primeiro que fiz!

Neste exame basicamente retiram uma amostra de tecidos e nem-sei-mais-o-quê da vagina para analisar. É parecido com o 'papanicolau'.

Já fiz o 'papanicolau' e não fiquei tão traumatizada como este 'exsudado'. E porquê?

No dia desse exame mandaram-me entrar para um gabinete e mandaram-me tirar a roupa, algo que já detesto (a não ser que seja para aquela pessoa especial) e mandaram-me sentar numa daquelas camas de ginecologia. O problema é que aquilo abanava por todos os lados! O meu medo de cair era tão grande que a enfermeira quase não conseguia fazer exame nenhum!

Para piorar, mesmo em frente a esta cama estava uma porta que se abria constantemente com enfermeiras a entrar e a sair.

Bem, quando saí de lá vinha em estado de choque!

Espero que no próximo a cama seja mais segura! É que o próximo é já amanhã e vou fazer num laboratório diferente. Pode ser que tenham material de melhor qualidade!

 

[28-12-2007] - As análises e figuras tristes associadas II.

Não foi assim tão mau como imaginei. Apenas inseriram um cotonete gigante e retirarm uma amostra de não-sei-o-quê e já está. Tive que esperar foi muito tempo para fazer o teste da diabetes gestacional. Só na primeira semana de Janeiro é que tenho os resultados.

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

publicado por xana às 14:42
Link | favorito
De rute borges a 29 de Dezembro de 2007 às 01:23
A caminho de um dois, dois zeros e um oito...
Que a vida seja melhor que os... 6 e 7 do passado...
Um 2008 Excelente para todos nós!
beijo meu
Rute Borges
Fisioterapeuta e Psicóloga Educacional
Preparadora para o parto
http://preparacaoparto.blogspot.com/
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar