Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007

Semana 24

 

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

Esta é outra grande semana para o teu bébé em crescimento! Deita uma olhadela à lista para esta semana: 1) orelhas: feito; 2) unhas: feito; 3) (se for menino) testículos: em 3-4 dias até descerem da parede abdominal até ao escroto; e 4) paredes pulmonares: a segregar surfactante. O que é isso? Bem, surfactante é uma espécie de substância tensoactiva cujo principal objectivo é ajudar os pequenos pulmões do bébé durante a inspiração. No caso de estares curiosa, o teu bébé submergido continua a respirar no fluido amniótico, preparando e ensaiando os pulmões para a vida fora do ventre. No final desta semana o bébé estará um pouco mais gordinho, mas ainda longe do peso final. A maioria do peso vem com o 3.º trimestre. Prepara-te!

 

Sintomas:

O teu bébé move-se (roda, pontapeia, faz piruetas, dança e talvez faça um pouco de Can-Can) tanto nestes dias que, se convidares os teus amigos e/ou família a tocar na tua barriga há uma grande possibilidade de sentirem um pouco do que tens vindo a sentir.

Provavelmente já sentiste o esquisito que é estranhos que acham que a tua protuberante barriga é propriedade pública e um convite silencioso para tocar nela. Recomendamos que consideres o tocar-na-barriga com calma e se realmente te ofende, diz algo como: "Caí num grande tanque de anthrax." Ou talvez algo menos agressivo como "Por favor, pelo menos, pergunte primeiro antes de tocar no meu corpo". No entanto, há muitas mulheres que gostam de partilhar este ritual do 'tocar' com outros. Encontra a tua zona de conforto e boa sorte com o resto.

Coisas assustadoras que deves saber: o risco de ter pré-eclampsia durante a gravidez é significativamente alta e é caracterizada pelo inchaço das mãos e rosto, ganho excessivo de peso, visão desfocada com dores de cabeça fortes ou dor abdominal. Obviamente, o inchaço é comum durante a gravidez, mas deve ser vigiada de perto e inchaço repentino das mãos e rosto podem ser preocupantes. Fala com o teu médico para mais informações. Pré-eclampsia também pode ser diagnosticada pela alta pressão alterial e pela presença de certas proteínas na urina. Mais uma vez, só a pressão arterial alta não significa que estejas afectada, mas pode ser algo que tu e o teu médico quererão vigiar durante a gravidez. Pré-eclampsia pode impedir que a placenta receba sangue suficiente, impedindo que o teu bébé receba os nutrientes necessários e baixando os níveis de oxigénio, podendo resultar em bébés com pouco peso e outros problemas.

 

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Há cabelo por todo o lado"

«.A gravidez pode fazer com que o teu corpo faça coisas esquisitas. Nem sequer vou falar nos mamilos escuros ou na línea nigra. Em vez disso, vou falar sobre pelos.

Quando se pensa numa mulher grávida, aposto que não pensam em alguém coberto por pelos, pois não? Pois, deviam!

Todos sabemos que a gravidez faz com que o cabelo cresça mais depressa para no fim cair. Mas sabiam que os pelos das vossas pernas param de crescer? É bom. Se forem como eu, não terão energia para rapar as pernas todos os dias. (Claro, logo que tenham um recém-nascido, passarão provavelmente meses sem depilação, mas isso é uma história diferente).

Apesar de gostar ainda menos de rapar as minhas pernas, parecia que todos os pelos tinham passado das minhas pernas para a minha barriga. Sim, a minha barriga, aquela parte de mim que toda a gente quer tocar. Aquela parte de mim que se projectou mais do que devia. Coberta. Com. Pelos.

Não estou a dizer que parecia um mamute peludo, mas a quantidade de pelo na minha barriga facilmente rivalizou (ou suplantou) a quantidade de pelos nos meus braços. Em vez da barriga redondinha e depilada que vês na televisão ou nos anúncios, eu tinha uma barriga  grande, redonda e peluda com uma línea nigra descentrada.

Queria acreditar que teria ganho um qualquer concurso de beleza em fato-de-banho com a minha barriga, mas duvido que isso acontecesse. A não ser que que esses concursos aconteçam em salas escuras.»

 [Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

As minhas impressões...

[26-12-2007] - O tamanho conta?

Estou constantemente a ser massacrada com os comentários dos outros.

A minha médica diz que não posso engordar mais até Janeiro, que já engordei os 6kg do 2.º trimestre a que tinha direito. O resto do pessoal diz que estou demasiado magra para quem está grávida e que tenho uma barriga demasiado pequena para as 24 semanas.

Bem, já não posso ouvir isto!

Acho que vou pôr umas almofadinhas para aumentar a barriga!

Continuo a usar algumas das roupas que usava antes de engravidar: só 4 pares de calças que me estavam um pouco grandes e que agora estão bem. O facto é que tenho conseguido controlar o peso até agora. Veremos no 3.º trimestre como é que vou conseguir! A partir de agora é que o bébé começa a engordar. Agora é que a barriga vai aumentar desmesuradamente!

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

publicado por xana às 00:19
Link | comentar | favorito
|
1 comentário:
De a 27 de Dezembro de 2007 às 12:11
Nao ligues a esses comentários. Uma colega minha tabém sofreu toda a gravidez com isso. Até lhe diziam para ela beber natas em vez de leite para engordar... Ela estava sempre preocupada, mas claro que correu tudo bem - e os médicos até estavam contentes com o peso dela e do bébé.

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog