Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2007

Semana 22

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

pregnancy cartoon

 Desenvolvimento Fetal:

O crescimento tem de continuar! Não admira que estejas a ficar tão grande, agora albergas um bébé-maravilha que pesa quase meio quilo. O seu pequeno pancreas está agora completamente desenvolvido e já começou a produzir as suas próprias hormonas! O futuro do teu bébé no circo está garantido como o homem-da-corda: a parte interna do ouvido está desenvolvida ao ponto de ele ter o seu próprio sentido de equilíbrio. Felizmente para o teu bébé, o equilíbrio também promove a destreza física, que o faz ter percepção do que o rodeia: pele, partes do corpo e o cordão umbilical que são para ele experiências sensoriais.

O teu bébé assemelha-se a uma uva passa de tamanho desproporcionado neste momento, à medida que se enruga. Não te preocupes, todas essas rugas é o modo da sua pele preparar-se para quando ele começar a engordar.

 

Sintomas:

Pára um momento para pensares sobre isto: o teu útero já esticou de tal modo que se estende até ao umbigo! A parte menos excitante deste facto é que um crescimento assim deixa estrias e pode dar bastante comichão. Se te faz sentir melhor, as estrias na barriga são muito comuns. Não te metas a comprar cremes caríssimos que supostamente fazem desaparecer as estrias.

As estrias são cicatrizes na tua pele e não irão desaparecer com um creme tópico. Mas aplica à vontade loções de aloe vera (ou outras loções anti-comichão) para aliviar a comichão. Em termos de prevenção do seu aparecimento, os cremes à base de manteiga de cacau e com vitamina E têm boa reputação, mas mesmo assim não são garantia de que as estrias irão desaparecer apesar dos teus esforços.

O teu médico provavelmente vai solicitar as análises à diabetes gestacional nas próximas semanas. As análises verificam os níveis de açúcar no sangue que algumas mulheres têm durante a gravidez. Cinco por cento das mulheres têm análises positivas e, se for o teu caso, tens provavelmente que fazer mais testes para teres a certeza. Se no fim for mesmo positivo, faz um plano com o teu médico ou nutricionista para tratamento. Se não for tratada, o alto teor de açúcar no sangue activa a super-produção de gordura para o bébé, geralmente resultando num bébé com excesso de peso o que pode induzir um parto prematuro e/ou a necessidade de se efectuar uma cesariana.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Não sou uma cabra, estou grávida!"

«Havia três palavras que me deixavam maluca sempre que as ouvia quando estava grávida:Como te sentes?

Eu sei, eu sei, parece demasiado simples. Alguém quer saber como te sentes! Que bom! Essas palavras, apesar de simples, pareciam-me muito pesadas durante a gravidez.

Como me sinto? COMO ME SINTO? Estou grávida, a minha barriga está a esticar, tenho desejos por manteiga de amendoim às 3 da manhã e o meu marido apelidou-me afectuosamente de 'Atarracada'. Como é que acham que me sinto?

As pessoas que me colocavam esta questão faziam-no sempre com um certo interesse. Punham a mão no meu ombro, inclinavam-se e pronunciavam essas três pequenas palavras, algo que esperava que o meu médico dissesse que era 'maligno' para o paciente.

As minhas hormonas na gravidez tinham um papel no modo como respondia. Tinha que morder a língua para não responder algo horrível sobre como realmente me sentia.

Como me sinto? Sinto-me a enfiar o meu pé no vosso rabo se me fizerem essa pergunta estúpida mais uma vez.»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

As minhas impressões...

[06-12-2007] - Os mitos e as fábulas da gravidez

Logo que comecei a dizer que estava grávida vinha sempre alguém contar uma fabulosa história de terror sobre algo que correu mal com fulana e beltrana durante a gravidez. SIM, porque uma pessoa que já passou por um aborto está desejosa de ouvir este tipo de histórias, não é?

O mais aterrorizador é que as pessoas sentem prazer não só em contar a história, mas também em acrescentar os pormenores mais mórbidos que se possam imaginar.

Há muita gente por aí com muito macaquinho no sotão, melhor GORILAS!

Às 22 semanas de gravidez já estou 'harta hasta las narices' de tanta opinião, de tanto conselho parvo, de 'só come isso!!!' (como se eu tivesse de comer o dobro), disto e daquilo que nunca perguntei e não quero saber.

Pessoal, hello! Não quero mesmo saber da vossa opinião para nada, está bem?

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

publicado por xana às 00:23
Link | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Sofia a 8 de Dezembro de 2007 às 23:44
Olá!
Gostei imenso do desenho! É a t-shirt que todas as grávidas deviam ter, lol!

beijinhos

http://aquihabebe.blogspot.com/
De VILMA ROMÃO a 17 de Dezembro de 2007 às 18:40
OLÁ! Hoje descobri seu blog! Maneiraço!! Adorei!!! Eu estou na minha 4ª tentativa!!!

Esse mês estava com 34 dias. ¨6 de atraso, pois todo mês vem com 28 dias. Estava eufórica... até comprei presente... mas... acho que vacilei... caminhei muito nos últimos 4 dias... cerca de 2 horas e 30 mim por dia... embora devagar, de forma lenta... será que estava grávida é perdi? Quem sabe me responder: caminhar na primeira semana de gestação é abortivo?

sds.

vilma

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog