Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007

Semana 21

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

O teu pequeno milagre vai aumentando de peso, mas isto é só o começo! POr agora, temos o prazer de anunciar a adição do movimento rápido do olhos (REM), um componente chave para qualquer horário de sono de um bébé saudável. Enquanto que no departamento de dermatologia:a sua pele fina e macia está muito vermelha, um pouco translúcida, e um pouco enrugada. Não te preocupes, não é nenhuma doença de envelhecimento prematuro. É apenas o seu esperto e pequeno corpo a prepará-lo com espaço extra para engordar. Isso só acontecerá dentro de algumas semanas. Por esta altura, a tua abóbora é ainda uma máquina de crescimento! O início do que é geralmente designado de "gordura castanha" começa a aparecer para ajudar o bébé a reter calor, que é crucial visto que ainda não é capaz de regular a sua própria temperatura corporal.

 

Sintomas:

Atingimos o segundo trimestre e estás em modo 'grávida total'. A maioria das mamãs sente-se bastante bem nesta fase. Também poderás sentir algumas contracções uterinas, mas não entres em pânico, porque é perfeitamente normal. Aliás, o teu útero contrai-se ao longo de toda a tua vida, no entanto só agora é que ele tem pressão suficiente dos músculos para que consigas sentir quando se contraem.

Se ainda estás a pensar se vais comprar roupa específica para menino ou menina, pede que te informem quando estiveres a fazer a ecografia das 22 semanas. A não ser que não queiras saber o sexo do bébé. Agora que temos a tecnologia ao nosso dispôr, é óbvio para os casais modernos que saber por antecipação o sexo do bébé torna mais fácil planear tudo. Claro, que para alguns pais essa nem sequer é uma questão que se coloque.

Vais amar o teu bébé seja ele um cheeseburger ou um hot dog.

Muitos casais adoram o suspense e preferm descobrir o sexo do bébé no momento do nascimento, para serem surpreendidos.

 

 Blog da Jornalista Sarcástica: "O que temos de aceitar quando estás grávida!"

«Parece que todos gostam de perguntar às grávidas se ela tem desejos estranhos. Às vezes penso que esperam que digas "Porquê? Tenho. Como uma lata de sardinhas todas as noites antes de me deitar. Às vezes cubro-a com gelatina de uva".

Bem, o meu desejo limita-se à 'comida reconfortante' (cheeseburgers são comida reconfortante no meu dicionário e doces).

Penso que mantive muitas fábricas a funcionar à minha custa durante as minhas duas gravidezes.

Começou sempre com coisas inocentes: queria uma bolacha. Quando dava por isso, já tinha comido um pacote inteiro de Oreos e bebido um litro de leite. Mais uma barra de chocolate e uma sandes.

Quando fiquei grávida pela primeira vez (isto foi durante a minha primeira gravidez, quando lia certos livros) li sobre a alimentação num dos livros sobre gravidez.

Aquela gente tinha uma lista do que deveria ou não comer como se de uma ciência exacta se tratasse. Quis que a gravidez tivesse um bom começo, então comia tudo 'o que era bom para mim', quando na realidade me apetecia fugir até à pastelaria da esquina comer um bolo.

Enchi-me de coragem, porque fazia refeições deliciosas que tornariam o meu bébé mais inteligente! Aqueles vegetais? Iam pôr o meu bébé em Harvard! Toda aquela fruta? Ela seria Presidente!

Não demorou muito tempo até desistir dessas refeições. Tentei. Queria mesmo ser uma boa mãe e esses livros de gravidez convenceram-me que não era uma boa mãe porque escolhia comer chocolate em vez de queijo. Ela teria muita sorte se conseguisse entrar numa universidade estatal da maneira como eu estava a comer!

Esquece isso. Serás uma boa mãe. Pensa melhor nas refeições saudáveis quando tiveres uma criança que te vai estar a chatear  de tal meneira que, sim, deixa-la comer um gelado ao pequeno-almoço.» 

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com] 

 

As minhas impressões...

 

[04-12-2007] - Desaparecida!

Esta semana estive desaparecida e nem consegui escrever nada com a quantidade de trabalho que tenho tido.

Novidades recentes: já consigo sentir o bébé mexer desde a semana 19, mas queria ter a certeza de que era mesmo ele, antes de o afirmar aqui alto e bom som.

A ecografia morfológia correu bem. Segundo o médico é um MENINO e pesa 380grs., um peso normal para as semanas de gestação.

Tenho-me esforçado imenso para não aumentar de peso desmesuradamente e neste momento peso 64.500kg. Penso que estou dentro dos parâmetros...

Finalmente conseguimos decobrir um carro qualidade/preço satisfatório e já apalavrámos o carro, o que significa que muito provavelmente com este acréscimo de gastos vou ter de fazer o parto num hospital público. Nada que me preocupe muito! Só quero que tudo corra bem e que o bébé nasça saudável e bem.

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

publicado por xana às 13:22
Link | comentar | favorito
|

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog