Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 21 de Novembro de 2007

Semana 20

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

Esta semana carregas cerca de 27 cm  de bébé. Os seus pequenos e delicados ossos continuam a ossificar e a endurecer enquanto os seus dedos estão a ficar definidos. O teu pequeno macaquinho tem agora o estado inicial dos dentes completo, apesar de estarem escondidos por detrás da linha da gengiva. E finalmente! Os seus membros atingiram as suas proporções relativas - não há mais bébé-extraterrestre! Os seus pequenos lábios estão mais definidos e poderão ajudar um pouco ao seu chuchar no dedo pré-natal. Se tens um menino, os seus pequenos testículos estão a descer, apesar de ainda não terem passado a parede abdominal. As pestanas e as sobrancelhas são também visíveis. Nesta altura, o teu pequeno parece-se mesmo com um bébé em miniatura, visto que só pesa um oitavo do seu peso final à nascença. Com metade da gravidez para trás, os progressos mais significativos ainda estão para chegar!

 

Sintomas:

Não que precisemos de dizer, mas o teu bébé pode por vezes parecer um kick-boxer em treinos, sem qualquer consideração pela sua exausta e grávida mamã que precisa de dormir. Mas antes de começares a gritar para ele se acalmar, lembra-te que o teu atarefado bébé não faz ideia se estás a levantar-te da cama ou se te estás a deitar. Infelizmente, para o teu horário nocturno, o teu pequeno pensador independente irá continuar a mexer-se no seu próprio horário durante o resto da gravidez. E pensavas tu que o comportamento rebelde iria só começar na puberdade!

Já te inscreveste num curso de preparação para o parto? Os cursos renovados ensinam várias técnicas  alternativas de dar à luz e de respiração e dão aulas valiosas para lidar com a dor.

Se já estás inscrita num curso, tenta conciliá-lo com aulas de ioga ou de natação (ou ambas!). Estas formas de exercício concentram-se no controlo da respiração, ao mesmo tempo que aumentam a corrente sanguínea, força e flexibilidade. Muitos ginásios de ioga e piscinas fornecem aulas de baixo impacto para ti e para o teu companheiro.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "É um pássaro, é um avião, é o Jackie Chan!"

«Relativamente à gravidez, sempre quis saber como tinha sido para as outras pessoas. Quanto peso tinham ganho, como é que as suas barrigas eram, quando entraram em trabalho de parto. E, claro, quis saber quando as pessoas sentiram pela primeira vez o bébé.

Quando pensava no meu bébé na minha barriga, imaginava uma coisa pequenina, a caminhar em círculos no meu útero. Sim, sei que parece parvo. Já percebi. Mas? Foi o que pensei. Um feto viciado em passeios no shopping.

Tentar explicar a alguém como são os primeiro pontapés é o mesmo que tentar explicar um espirro. Vê-lo na tua cabeça. Quase que o podes sentir, mas não o consegues explicar por palavras.

Uma rapariga que conheci descreveu a sensação como "borboletas na barriga". Esperei semanas pela sensação-borboleta. Nunca apareceu. Então comecei a esperar grandes pontapés. Também nunca apareceram.

Melhor, é como tentar descrever gás intestinal, visto que essa é a parte do teu corpo que está toda estranha. Força. Descreve. Eu espero.

Finalmente, consegui apanhar um e pus o telecomando na minha barriga. Quando começou a pular, soube que era a bébé. Apesar de não conseguir sentir a minha bébé, conseguia ver que era ela que estava a dar pontapés.

A melhor parte de quando a bébé começou a dar pontapés foi que tinha um "feto interactivo"!

Um feto interactivo é muito divertido. Podes soprar a tua barriga e fazê-la saltar. Se pressionasse o suficiente, ela começava a dar pontapés.

E, às vezes, se o papá colocasse a cara perto da barriga e falasse o tempo suficiente, ela dava-lhe um pontapé na cara.»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

 As minhas impressões...

 

[21-11-2007] - A saga da compra do carro (Não! É mesmo daqueles que é preciso ter carta para conduzir!)

Eu e o N. "tivémos" que chegar à conclusão que precisávamos de trocar de carro. Primeiro, por causa do espaço que vamos precisar para colocar a tralha toda. Precisamos de um carro com uma boa mala. E segundo, porque o nosso carro já tem, nada mais, nada menos, do que 14 anos!

Todos os fins-de-semana partimos à descoberta de stand's e mais stand's. Inclusivé, já levo pequenos snacks no carro, porque a procura tem sido longa!

Claro que a procura ainda não terminou. Estamos muito indecisos...

O problema é que não temos preferência por marca e isso torna a procura mais difícil.

 

[22-11-2007] - A ecografia morfológica

O dia da ecografia morfológica aproxima-se a passos largos e eu fico cada vez mais apreensiva.

Sim, por aqueles lados, porque ainda não assimilei que estou grávida e as palavras 'mãe' e 'mamã' ainda me soam estranhas...

Decidi inscrever-me como 'grávida' no centro de saúde da minha área de residência, porque apesar de estar a fazer todas as consultas, análises e ecografias pelo meu seguro de saúde, não quero arriscar.  Muitas vezes as coisas não correm como esperávamos e nunca se sabe se tenho de ser recambiada para um hospital público. Por isso, como tenho direito a isenção, não perco nada em inscrever-me. Além disso, não tenho mé dico de família, por isso...

Fico sempre apreensiva antes de qualquer ecografia, mas esta como é uma das mais importantes, a pouco e pouco começo a preocupar-me, questionando-me se tudo estará bem por aqueles lados.

[Voltar ao índice My Baby...Gestação]

 

 

publicado por xana às 23:30
Link | comentar | favorito
|

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog