Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007

Semana 19

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pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

O teu pequeno bébé tem agora 25.4 cm! Se te parece chocante, ficarás aliviada ao saberes que ele não está a crescer literalmente 7 cm, mas que a medição é agora feita incluindo o comprimento das suas pernas. Esta é a altura em que os médicos começam a medir o crescimento fetal da cabeça aos pés. O lanugo (pequenos pelos) cobrem agora todo o seu corpo, prendendo a vernix caseosa à superfície da pele.

Esta semana o teu pequeno feto irá começar uma dieta apetitosa de fluido amniótico que será capaz de engolir, digerir e passar para o seu pequeno intestino. Felizmente para ti, o seu pequeno cócó permanecerá no útero até ao parto. Pouco tempo depois de nascer, este pequeno cócó tornar-se-á o primeiro de longos cócós. (O que finalmente sai - comumente conhecido como 'mecónio' - será preto e pegajoso, e ficarás contente que aconteça apenas uma vez!)´

 

Sintomas:

Ao contrário de gerações de mulheres antes de ti a quem era ensinado que a gravidez era uma doença (10% das mulheres morriam durante o parto naquela altura), temos agora provas científicas de que o exercício é bom quando estás grávida. De facto, a maioria dos médicos recomendam a continuação ou o início de exercício e dieta adaptados para grávidas. Caminhar, correr, nadar, musculação e ioga são bons para o coração e para a resistência física durante estes meses. Além disso, o exercício próprio para grávidas pode fazer muito para melhorar a tua flexibilidade - numa altura em que o teu corpo só quer ficar inflexível - reduzindo assim a dor e a tensão durante o parto. O exercício também te faz manter o peso e evita que ganhes peso em excesso ( algo que terás que combater após o parto, se não o evitares agora). Obviamente, irás querer evitar desportos em que haverá riscos de queda ou de ser atingida no estômago. basicamente, mantém-te longe de desportos como o basquetebol, voleibol, futebol e esqui. Opta pela piscina, pela sala de musculação ou pelas aulas de ioga. Não estamos a dizer para te stressares para te tornares numa atleta profissional, mas se comeres bem e saudavelmente, dormires o suficiente e exercitares-te durante esta fase crítica da tua vida, manterás os teus niveis de energia, aumentarás o teu bem-estar e assegurarás que tu e o teu bébé tenham condições físicas e mentais excelentes.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Descafeinado ! Ora toma!"

«Logo que comecei a mostrar uma pequena barriga de grávida, houve certas coisas, como beber um copo de cerveja, fazer skate e pólo, que decidi parar de fazer em público. Sabes, muita gente vê a tua barriga como um modo de te dizer o que deves ou não fazer. Não sei quantas vezes entrei num café e me perguntavam se queria descafeinado.

Uh, não. Se quisesse o meu café sem o melhor que ele tem, dizia. Porquê que me olhavam de uma forma estranha?O quê? Não permitem que se fume dentro do Starbucks? Okay, está bem.

Brincadeiras à parte, fico mesmo chateada quando vejo pessoas a dizerem às grávidas o que devem fazer.

Melhor é quando o conselho vem de alguém que nunca esteve grávida.

Eu sei que a adolescente que faz o meu café pensa que toda a cafeína é má, mas não é. Isso é porque ela nunca estudou o que é bom ou mau durante a gravidez.

Em vez disso, ela ouve o que dizem e assume que qualquer mulher que ouse beber uma chávena de café que não seja descafeinado vai ter um bébé de  cinco cabeças!

Mesmo que o bébé tenha cinco cabeças, vou ensinar-lhes a não darem conselhos não solicitados a mulheres grávidas.»

 [Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

As minhas impressões...

[14-11-2007] - O exercício físico (I'm a maniac!)

Tento combater a preguiça e o cansaço e continuo no ginásio a fazer o meu plano de musculação, mas adaptado para grávidas.

Caminho na passadeira, ando de bicicleta, faço elíptica e continuo a fazer tudo o que fazia antes, excepto abdominais.

Quero evitar a todo o custo engordar em excesso. Com 19 semanas peso 63kg, o que não é muito mau, acho eu.

Sigo estritamente os conselhos da minha médica: como de duas em duas horas iogurte ou fruta e todos os dias almoço sopa e algo mais. Assim, nunca sinto uma fome desmesurada! A verdade é que fui sempre uma maníaca das dietas e tenho muito medo de ficar gorducha.

 

[15-11-2007] - O café, a coca-cola e o chocolate

O mito da cafeína na gravidez ainda não foi "Busted", mas para esclarecer: as grávidas podem consumir cafeína, desde que com moderação. A cafeína não existe só no café, também existe no chocolate e na coca-cola... Fumar na gravidez é já outra questão!

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publicado por xana às 23:30
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3 comentários:
De a 14 de Novembro de 2007 às 14:23
Nao vivo em Portugal e aqui onde vivo as grávidas fazem exercico em grande força. Há até estudos que demonstram que o exercicio de alto impacto nao dá mais riscos na gravidez. Fico sempre chocada de ver uma grávida barriguda nas aulas de ginástica violentas e até uma colega minha de 20 semanas a correr numa estafeta de 5Km's em 22minutos!
De Cristina Matos a 20 de Novembro de 2007 às 17:10
Olá a todas,

Eu cá ando muito preguiçosa, não me apetece fazer nada de ginástica! A verdade é que trabalho demais, nesta fase até aos sábados e só com o domingo livre só me resta descansar e dormir! Vou ver se reduzo o meu ritmo de trabalho e aumento o de lazer, como o de exercicio. Estou de 20 semanas e acho que já engordei 3 kg o que não me parece muito! Quanto ao café não tomo porque sinto que fico menos ansiosa!
Beijinhos para todas
cristina
De Neuza a 16 de Abril de 2008 às 12:50
Eu estou de 18 sem+5dias, e tento ir fazer uma caminhada todos os dias de meia hora,porque foi aconselhado pelo médico visto que tenho diabetes, mas tenho me sentido muito cansada por não estar habitada a fazer exercicio, mas pelo o meu bebe faço tudo. Também não fumo e não bebo café devido a não me sentir bem com o café.
Boa continuação para todas. beijinhos

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O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

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