Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 7 de Novembro de 2007

Semana 18

<

pregnancy cartoon

 

Desenvolvimento Fetal:

O teu bébé continua a crescer! Esta é uma grande semana para a sua pele. Há agora duas camadas distintas - a epiderme (a superfície da pele) e a derme. Neste momento, a sua pele está coberta com uma substância pegajosa e gordurosa, conhecida como caseosa. Parece um pouco nojento, mas esta mistura de secreções de gordura que cobrem o teu pequeno bébé da cabeça aos pés é a melhor maneira de proteger a sua pela sensível e fina de ferimentos, abrasões e gretas provocadas pela exposição ao fluido amniótico.

Mesmo assim não te agrada que o teu pequeno bébé esteja a boiar num creme gordo? Pois, conheces o processo de nascimento? Quando tens de fazer força para expulsar uma coisa do tamanho de uma melancia através de um orifício do tamanho de uma uva? O teu adorável bébé 'pegajoso' teria muita dificuldade de passar através do canal vaginal se não tivesse essa substância.

Um facto giro para as mamãs que vão ter meninas: é um útero dentro de um útero! A tua pequena menina terá desenvolvido o seu útero e o canal vaginal no final desta semana.

 

Sintomas:

POP! Se ainda não aconteceu, logo deixarás de ver o teu próprio umbigo. Só o verás depois do teu macaquinho ter saído. Se tens dificuldade em respirar, podes agradecer esse facto à tua barriga por estar a apertar os teus pulmões, que ficarão cada vez mais com menos espaço à medida que a gravidez progride. À medida que aumentares de tamanho produzirás mais sangue (para ambos), o que diminui a tua pressão sanguínea. Por isso levantares-te muito depressa ou movimentos demasiado rápidos podem provocar uma leve tontura. Isto é completamente normal, mas não deverás saltar do sofá quando a tua equipa marca um golo. É melhor lançar os braços no ar ou bater palmas. Mais um sintoma giro da gravidez para juntar à lista: estás a produzir mais melanina, que pode causar manchas escuras na pele de forma aleatória, ou seja , em qualquer parte do corpo. Não te preocupes: essas manchas escuras irão desaparecer depois do nascimento do bébé.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Nove meses e ainda confusa"

«Cometi o erro, na minha primeira gravidez, de tentar adivinhar de quantos meses estava. Parecia simples, certo? Nove meses numa gravidez.

Mas nem todos pensavam assim. Alguns dizem dez. Outros dizem nove. E outros, comoe eu, dizem meses demais.

Vai a qualquer site de gravidez ou chat e estarão lá vinte mulheres com vinte diferentes respostas de quanto tempo poderás estar.

Estás de 4 meses, não, cinco. Bem, actualmente, quatro e meio, a não ser que te guies pelo antigo calendário Maia que te dirá que estás de 5 anos. Provavelmente, estás grávida de um elefante. Parabéns!

O problema é o facto de que nem todos os meses têm quatro semanas. Algumas pessoas, como eu, não querem saber e arredondam para o próximo mês logo que tenham quatro semanas.

Também há pessoas, como o meu marido, que sempre me lembra que não estou de tantas semanas como pensava que estava.

Queres mesmo dizer a alguém que está a correr a maratona 'Hei. Sei que pensavas que estavas no km 15, mas estás é no km 16. Há uma discrepância no sistema de contagem. Mas tudo bate certo no fim. Oh, e já agora, cuidado com a subida do último km. É de morrer!'»

 [Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

As minhas impressões...

[08-11-2007] - As borbulhas| Não sei mais o que fazer a tanta borbulha: é na cara, é nas costas, é nos braços. Parecem pipocas a saltar. Voltei à adolescência, a diferença é que não utilizo nenhum produto para acabar com elas.Agora sou uma pipoca gigante!


[12-11-2007] - O carro| Agora, eu e o meu mais-que-tudo, andamos à procura de carro com uma boa mala onde caiba a tralha toda. Mesmo que não estivesse grávida, teríamos que comprar um carro. Temos o mesmo carro - não vão acreditar - há onze anos. Pois é...

Agora a saga é outra: é procurar um carro decente que não seja muito caro. Porque não somos muito vaidosos com os carros. Desde que ande, seja económico e não dê problemas, é o que interessa. O dinheiro que iríamos gastar num carro mais caro e respectiva manutenção, preferimos gastá-lo a viajar para outros países - essa é a verdade!


[07-11-2007] - A azia|Nestas últimas semanas sinto que quando como alguma coisa, a comida continua no estômago durante horas - tipo máquina de lavar roupa - e a digestão nunca mais acaba.

Seria normal se tivesse comido um grande manjar. Mas quem come uma sopa e uma sandes ao almoço, isso não é razão suficiente para me sentir assim. Parece que todo o meu esófago está tenso!

Não é um sintoma de gravidez mau, porque por enquanto ainda não é muito grave, mas vou ter que me preparar. Lá mais para a frente a azia vai aumentar exponencialmente.

<

publicado por xana às 23:20
Link | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Edith a 7 de Novembro de 2007 às 21:40
Aiii a AZIA e as BORBULHAS... Tenho dias em que parece que tenho um limão ou vinagre na boca do estomago que cospe fogo em direcção à boca---
As borbulhas, tenho a cara numa lastima, eu que nunca tive borbulhas, ou pontos negros na adolescência agora tenho a cara que parece a superficie da lua... E também me aparecerem nas costas...
Paciencia, logo passa

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog