Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 24 de Outubro de 2007

Semana 16

<

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

Ao longo das passadas três semanas o teu bébé conseguiu crescer mais 5 cm (totalizando 11 cm aproximadamente) e pesa 99 grs. É um crescimento espantoso que traz vários desenvolvimentos físicos! A proporção da cabeça em relação ao corpo começa a ficar equilibrada, visto que o corpo está neste momento a crescer mais rápido que a cabeça. A tua semente ainda não está muito pesada. Os pequenos membros cresceram, quase atingindo as proporções normais que terá na altura do nascimento. Os seus olhos permanecem fechados, mas movem-se. Na ecografia poderás vê-lo a chuchar o dedo e nesta altura poderás saber se é menino ou menina.

 

Sintomas:

Juntamente com a ecografia, muitos médicos recomendam o Rastreio Pré-Natal. Este exame analisa uma proteína específica e os niveis hormonais do teu sange, verificando os potenciais riscos de defeitos genéticos. Mesmo que tenhas um teste positivo, isso não significa que tens um bébé com problemas. Apenas cerca de 3 a 5% das mulheres tiveram resultados positivos e só 10% tiveram uma complicação a reportar.

Obviamente que um rastreio positivo significa uma amniocentese e mais ecografias. Apesar deste teste ser um pouco dúbio, tendo em conta a grande percentagem de falsos positivos, é muito popular, porque pode identificar um grande número de deficiências do tubo neural, bem como bébés com Síndroma de Down. Por isso, apesar das suas desvantagens, vais querer fazer o rastreio pré-natal para que estejas mais bem preparada para o facto de que tudo é possível.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Atira moeda ao ar, espera que saia caras, se sair coroa, chora."

«Quando estava grávida da minha filha, decidi perguntar a toda a gente da família se pensavam que ia ter um menino ou menina. Pensei que era giro escrever no livro do bébé, que toda a gente esperava que fosse um menino! Ah!

Houve alguns membros da família que fizeram questão de frisar que queriam um género determinado. Menina. Menino. Gémeos! (Sim, por alguma razão, houve pessoas que tinham a certeza que estava grávida de gémeos às 16 semanas).

Também havia pessoas que não se conseguiam decidir. Ficavam ali, como aquelas pessoas irritantes nos restaurantes de fast food que não se conseguem decidir (É um hamburger! Escolhe a porcaria do hamburger!) olhando para um lado e para o outro.

Vá lá! Menino ou menina, tens cinquenta por cento de hipóteses de acertar.

Se alguém, por acaso, decidisse perguntar qual a minha preferência, faziam um grande 'fru-fru' quando lhes dizia que esperava que fosse uma menina.

"Então, e se tiveres um menino?", perguntavam-me. Não sei muito bem o que esperavam que respondesse. Que devolvia o bébé? Que me recusava a dar à luz?

Imaginando que lhes respondia o que queriam, atirei-lhes uma resposta mordaz: "Ia chorar."

Por alguma razão, ninguém gostou da resposta.»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]


As minhas impressões...

[24-10-2007] - A ecografia das 22 semanas

Até agora fiz duas ecografias: às 9 e às 12 semanas. Como a próxima será a das 22 semanas na última semana de Novembro, as pessoas pensam que eu já sei qual o sexo do bébé. O N. anda ansioso por saber. Se querem a verdade não ando nada ansiosa com isso.

Para mim é indiferente e só estou preocupada se está tudo bem com ele. Até lá, por opção minha, não terei nenhuma consulta médica. Combinei com a doutora que caso me sentisse mal que lhe telefonava e aparecia no consultório. Apesar da barriga já se notar um pouco, continuo a achar que é pequena (estes são os meus macaquinhos no sótão). Não tenho nenhum sintoma especial. Sinto apenas que me canso mais quando subo as escadas. Fico ofegante, como se tivesse acabado de correr a maratona. Continuo normal, como se nada se passasse.

 

[25-10-2007] - A comida e eu

A comida e eu estamos sempre numa luta constante. Mesmo antes de engravidar tive sempre muito cuidado com o que comia e fazia exercício físico para combater as calorias ingeridas a mais.

Agora, como não posso fazer exercício de alto impacto, estou a engordar. Mas nada de alarmante. Aos 3 meses tinha 62 Kg. Está bem que o meu peso normal é 58 Kg, mas como tenho 1.61cm está mais ou menos equilibrado.

A pouco e pouco vou sentindo mais fome. Uma fome avassaladora que toma conta de mim. É que não consigo pensar em mais nada! Antes de dormir tenho sempre que comer um iogurte. A barriga esvazia mais depressa ou é impressão minha?

[29-10-2007] - O sono

Por natureza sou muito dorminhoca, mas ultimamente tenho tido uma soneira...

Este fim-de-semana nem sei quantas sonecas tirei! Só me apeteceia dormir...

E ainda tive sono para dormir à noite!

<

publicado por xana às 00:25
Link | comentar | favorito
|
3 comentários:
De milah a 27 de Outubro de 2007 às 14:49
Parece que todas as grávidas tem a mesma impressão!! hehe :D
De Maria a 29 de Outubro de 2007 às 16:11
Gostei muito do teu blog!!

Eu estou numa fase inicial, ou seja, é o primeiro mês que estou a tentar engravidar e foi bom ler aqui tanta informação, nomeadamente, ao nível dos sintomas e da evolução dos mesmos ao longo da gravidez! Estou a aguardar, esta semana, que não me apareça o período ... vamos ver se tenho sorte!

Boa sorte também para ti e boa continuação de gravidez!

Beijinhos
De Edith a 30 de Outubro de 2007 às 09:16
Olá, bom dia. Encontrei o teu blog por acaso através do link de outro. Gostei, vou cá voltar!
És uma sortuda em relação a não teres sintomas de gravidez, eu já tive todos e continuo a ter! Em relação a macaquinhos no sotão também os tenho, acho que a minha barriga para as 22 semanas está pequena, e outras vezes acho que não está com a forma que deveria ter! " Parvoíces"... Espero uma visitinha tua ao meu blog.
Abraço
Edith

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog