Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 17 de Outubro de 2007

Semana 15

<

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

O teu pequeno ginasta com quase 10 cm move-se alegremente dentro do teu ventre e se tiveres sorte, notarás que sempre que espirrares, tossires ou rires receberás um pequeno pontapé ou um empurrãozinho. Muitas mulheres não sentem nada até à 17.ª semana ou mais tarde. Apesar dos pontapés e dos empurrõezinhos não serem muito encantadores nas horas de sono, são um bom sinal de que o teu bébé reage aos acontecimentos exteriores. Tens um bébé activo e saudável! Os seus pequenos cotovelos e joelhos estão a curvar-se livremente esta semana e as suas pequenas pernas estão finalmente a crescer mais que os seus braços. Muitos dos seus mais importantes sistemas orgânicos aumentam de capacidade, particularmente o pequeno coração e o sistema circulatório, que bombeiam 25 quartos de sangue por dia e aumentará até uns 200 quartos por dia até ao fim da gravidez.

Relativamente ao cabelo, surgem alguns padrões do couro cabeludo na cabeça, apesar do cabelo ainda não estar presente.

 

Sintomas:

As maçãs do teu rosto têm estado mais rosados ultimamente? Tens-te sentido mais radiante? Este famoso 'brilho' é uma cortesia da fada da gravidez que fez girar a sua varinha mágica sobre ti. Agora a sério, o teu corpo está a passar por uma aumento da corrente sanguínea e provavelmente tens a pele e as maçãs do rosto rosadas. O aumento da corrente sanguínea pode fazer com que as tuas veias se expandam o que, apesar de perfeitamente normal, é aborrecido quando trabalhas oito horas por dia. Se achas as hemorragias nasais irritantes, compra um humidificador para parar futuras hemorragias. Faz o teu melhor para evitar produtos irritáveis, como aerosois, fumo e pó. Apesar da placenta estar a regular as hormonas do teu bébé, continuas a produzir estrogénio adicional, o que causa frequentemente o inchaço das membranas mucosas, deixando-te com o nariz entupido, durante a gravidez.

Estes são apenas algumas das encantadoras esperiências físicas que podes descrever à fada da gravidez!

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Energia suficiente para me passar dos carretos."

«Dizem que a tua energia regressa durante o segundo trimestre. Para mim, ter 'energia' significa ter a capacidade de sair do sofá e ir até à cozinha buscar bolachas, em vez de pedir a alguém para o fazer por mim.

Depois de um primeiro trimestre em que arranjar a almofada atrás da minha cabeça era um esforço demasiado, vou querer toda a energia possível. Foi por isso que às 15 semanas entrei para o ginásio.

Era um esforço maior preparar tudo para ir para o ginásio  do que a actividade que planeei lá fazer.

Primeiro tinha que fazer chichi cinco vezes para ter a certeza de que estava mesmo sem vontade nenhuma. Depois, pesei-me.. Bebi um golo de água. Oh espera, tive que fazer chichi outra vez.

Finalmente, cheguei à zona do exercício ou à piscina, dependendo da actividade que tinha planeado para esse dia. Uma vez lá, passei-me dos carretos (por causa das hormonas) porque as televisões estavam sintonizadas no canal 'errado' ou crianças irritantes estavam a brincar na minha pista.

Houve uma altura, em que tive que me dar 'um tempo' para não causar danos permanentes às crianças que brincavam de Marco Polo.

O exercício pode produzir endorfinas que te podem ajudar com as hormonas da gravidez, mas lidar com tudo aquilo no ginásio fez-me cancelar tudo.»

 

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

As minhas impressões...

[18-10-2007] - A segunda consulta médica

Basicamente o objectivo desta consulta foi apresentar as minhas análises, o resultado do rastreio pré-natal e a ecografia. Estava tudo bem, segundo a doutora. Fiz-lhe algumas perguntas e queixas 'zero'. Tive a oportunidade de ouvir uma vez mais o coração do bébé e marquei a próxima consulta que será dia 13 de Dezembro.

[19-10-2007] - Dizer lá no trabalho

Reuni todas as minhas forças e comecei o meu discurso com um 'Não se assustem com o que vou dizer...' Ficaram um pouco abalados, visto que neste momento estou com coisas importantes em mãos, mas como ainda falta muito tempo até Abril (pois é a doutora já disse que o parto será nesse mês) ficaram mais descansados.

[23-10-2007] - A barriga a galope

Para quem como eu se queixava que não tinha nenhuma barriga, esta semana ela começou a dar o ar da sua graça. Neste momento, todos devem achar que estou mesmo gorda, porque a barriga ainda está naquela fase de 'ser ou não ser'. Mas para mim, todas as semanas guardo umas calças no armário para usar, quiçá, no Natal do próximo ano. A pouco e pouco o meu guarda-roupa vai ficando 'depenado' de calças. As camisolas ainda vão servindo. Ainda bem que não tem estado muito calor, porque como tenho que caminhar bastante para os transportes públicos, ia suar em bica e ainda ficava com menos roupa para vestir!

<

publicado por xana às 00:17
Link | comentar | favorito
|

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog