Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007

Semana 14

<

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

Não é glorioso? Tu e o teu pequeno bébé estão a entrar no segundo trimestre. Estás preparada?

O teu bébé dará sinal nas próximas semanas. Com 9 cm de comprimento, o seu pequeno corpo está já a mover-se! Não o sentes porque o seu tamanho actual é demasiado pequeno para o sentires. Os seus movimentos são reconhecíveis através de ecografia. Falando nisso, deverás agendar uma com o teu médico! A semana 16 é a data clássica para determinar se o bébé irá fazer chichi de pé ou sentado.

O teu bébé também está a desenvolver a abilidade de mover os olhos, apesar das suas pálpebras ainda permanecerem fechadas. Mais, ele consegue fazer imensas expressões faciais engraçadas, à medida que pratica o piscar de olhos, o franzir das sobrancelhas e o fazer caretas.

Um desenvolvimento engraçado esta semana: as suas pequenas mãos conseguem segurar coisas e provavelmente já consegue chuchar no dedo!

 

Sintomas:

O que está previsto para o teu segundo trimestre? Temos uma grande concentração de desenvolvimento de movimento fetal, que irá aumentar em magnitude e frequência durante o segundo trimestre antes de diminuir no terceiro trimestre à medida que o espaço no ventre se torna limitado. Se pensas que tens gases ou alguma espécie de obstrução estranha do intestino, provavelmente será o teu pequeno a dizer-te 'olá'! Ficarás mais familiarizada com a sensação à medida que a frequência e a intensidade aumenta (e  nunca esquecerás este sentimento especial!)

Nem tudo são boas notícias. No teu segundo trimestre, sentirás alguns, senão todos, dos seguintes sintomas em vários níveis: tonturas, dores de cabeça e dores nas costas. Exactamente como os enjoos do primeiro trimestre, a possibilidade de sentires um conjunto de sintomas aumenta se os já tiveste numa gravidez anterior. Infelizmente, se já começaste a sentir dores nas costas, ela irá aumentar à medida que ganhares mais peso até ao fim do trimestre. Apesar de ser inevitável enquanto estiveres acordada, não tens de sofrer tanto durante a noite. Há alguns produtos maravilhosos, como uma almofada para todo o corpo utilizada durante a gravidez, que te ajudará a dormir sem demasiada dor.

A retenção de líquidos é outro clássico sintoma da gravidez, aborrecido, que tipicamente leva a pernas, dedos e/ou joelhos inchados. Tudo isto são sintomas normais (e razoavelmente suportáveis) que não devem ser fonte de stress desnecessário. Apesar destes aborrecimentos, o segundo trimestre é tipicamente sentido como o mais excitante e agradável dos três: o enjoo desaparaceu, sentes-te e pareces definitivamente grávida e ainda não pareces um enorme mamute!

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Vamos ouvir os conselhos (e também comentários sobre o meu rabo gordo)."

«Tudo muda imediatamente a seguir ao aparecimento das duas riscas no teste de gravidez. Deixas de ser tu. Agora és uma mulher grávida. E aparentemente ficas disponível para seres importunada publicamente em tudo o que diz respeito à gravidez. Pois é: o pequeno bébé na tua barriga faz com que as mulheres em todo o mundo achem que te podem aconselhar.

Os meus favoritos são os contos das velhotas. Acontece pelo menos uma vez: estás na fila numa loja e uma velhota aproxima-se de ti. Diz-te que se estiveres a engordar nas nádegas será 'um menino'!

Espera. Ela acabou de dizer que o teu rabo é gordo?

Sim, e acha que tem o direito de o dizer. Porquê? Porque estás grávida!

Em que outra altura pode alguém comentar a largura do teu nariz (se alargou, é menino) ou o tamanho do teu peito ( maior significa menina!) senão quando estás de bébé?

Qual a melhor altura para atacar uma mulher senão quando ela está grávida, hormonal, mudando diariamente? A maioria de nós fica demasiado chocada ou é demasiado educada para dizer a estas senhoras onde podem meter os seus conselhos.

Da próxima vez que alguma destas senhoras diga que 'a menina que trazes na barriga roubou toda a tua beleza', dá-lhe uma palmada no rabo e diz 'Então, vai dar à luz o seu menino brevemente?'»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

 

As minhas impressões...

Estou a gostar muito da minha barriguinha que, por ainda estar pequena, posso ocultar dos olhares alheios este grande segredo de ser futura mamã.

<

publicado por xana às 00:55
Link | comentar | favorito
|
3 comentários:
De pimpolhoacaminho a 19 de Outubro de 2007 às 13:44
Olá! Eu passei um pouco pela fase que estás a passar agora, acho que só senti relamente que estava gravida quando o começei a sentir mexer...aí senti uma vida a crescer dentro de mim e a dar um ar da sua graça! :)
Eu só o começei a sentir por volta das 18 semanas...

Beijinhos e Felicidades para os dois

Sara & Martim
De milah a 23 de Outubro de 2007 às 03:03
E é mesmo um momento mágico! É quando sentimos realmente a presença do nosso bebê dentro de nós!!!
Logo logo terás essa alegria!
Abraços e fique com Deus!!! :D
De Sónia a 25 de Julho de 2008 às 15:27
olá desde que descobri o seu "Site/Blog" que venho aqui quase todas as semana para saber novidades ainda bem que tudo correu bem,
desejo-lhe as maiores felicidades do mundo!Também já passei por uma situação de aborto espontâneo e agora quero pôr tudo para trás das costas!!
Estou grávida de quase 14 semanas já fiz a 1ª eco e o médico acha que será menina ,vamos esperar para ver!Não consigo conter o entusiasmo quando me perguntam se estou grávida e estou a contar os dias para sentir mexer esta pequena criatura dentro de mim!!
BJOS!

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog