Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007

Semana 13

<

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

Esta é a tua semana final do primeiro trimestre e a tua pequena erva continua a crescer e a crescer. Dos três trimestres, este foi o mais importante para o desenvolvimento do teu pequeno. Assumindo que adoptaste uma dieta saudável, continua o exercício e descansa muito. O teu pequeno está preparado para mais crescimento e desenvolvimento! Ele ou ela mede agora 9 cm aproximadamente. Pequenos pelos, conhecidos como lanugem, começam a cobrir o seu corpo esta semana, à medida que o seu sentido do gosto e olfacto estão mais definidos.

O seu aconchegante saco amniótico está também a aumentar de tamanho e de massa à medida que continua a encher-se com mais fluido.

 

Sintomas:

Parabéns por um primeiro trimestre bem sucedido! Muito aconteceu (e há muito mais para vir). Deves estar orgulhosa do teu trabalho árduo e sacrifícios. Deixar de beber café, refrigerantes e vinho não é fácil. Mesmo que sorrateriamente tenhas 'pesticado' alguns destes produtos nas passadas 13 semanas, não dês muita importância: há muito mais com que te preocupares.

Além disso, agora é o momento perfeito para te redimires. Lembra-te,  cada dia é uma oportunidade para melhorar a tua alimentação e hábitos de exercício físico. O teu bébé e o teu corpo irão agradecer-te.

Se és do tipo de planear tudo, podes celebrar o início do teu próximo trimestre, comprando alguma roupa pré-mãmã que se adeque às tuas novas formas. As boas notícias é que alguns designers de moda estão a constatar que estar grávida também é sinónimo de formas pronunciadas e de um estilo sexy, desportivo ou de qualquer outro estilo. Percorre as lojas online para conheceres previamente a moda pré-mãmã. Mesmo que as lojas locais ainda estejam paradas nos 90, podes sempre adquirir alguma roupa online! Se preferires esperar mais algumas semanas (até efectivamente a tua roupa deixar de servir) até fazeres compras, prepara-te para 'desenterrar' aquelas calças de ginástica, t-shirts largas ou qualquer peça de roupa confortável (sem qualquer forma) que tens ao teu dispôr.

Podes sempre desabotoar o botão das calças que 'ainda servem'. Vá lá, estás grávida! Não é definitivamente a altura para sofrer pela moda.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Guardaste as receitas médicas?"

«Digo-te, logo que acabes o teu primeiro trimestre, é perfeitamente aceitável começar um diário do bébé.Espera! Estás na 13.ª semana e ainda não começaste nenhum? Tudo bem: não precisas de admitir que andaste secretamente a pesquisar todos os sites de bébés nas passadas nove semanas.

Fazer um diário do bébé sem bébé é como tentar cortar o seu próprio cabelo no escuro: tens uma ideia do que queres e tens boas intenções, mas isso não significa que as coisas irão ser como queres.

Escreves que precisas de biberões e descobres mais tarde, depois de abrir a embalagem e esterilizar o biberão que o teu bébé só acredita em 'mamar no peito'. Quem precisa de ver se o leite está demasiado quente?Precisas?O que raio é 'onesie'?Como é que vais arrastar um carrinho do tamanho de um carro?

O meu melhor conselho é pousar todas as revistas que publicitam os produtos de bébés maiores,  melhores e os 'mais educacionais' e perguntar a outros pais.E não perguntes só a uns. A opinião de alguém é outro instrumento de tortura.

Se houve alguma coisa que aprendi depois de ter dois filhos foi guardar as receitas médicas.

Precisas mesmo de cinco banheiras para bébé?

 

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

As minhas impressões...

[09-10-2007] - A ecografia das 12 semanas
Lá fui fazer a tão ansiada ecografia. Basicamente estava a tremer por todos os lados.
Quando entrei respirei fundo e preparei-me para tudo.
Surpresa das surpresas já se via um bébé a MEXER? Vi bem?! A mexer-se?!
Inacreditável. Estive o tempo todo de boca aberta, não articulei uma palavra coerente e só dizia baboseiras pela boca fora.
Na posição em que estava deitada não conseguia ver muito bem, mas o N. via tudo e só se ria.
Viam-se os contornos do rosto, os braços, as pernas. De vez em quando levava a mão aos olhos...
E eu que pensava que iria reagir como uma mulher normal...
NÃO! Fiquei estática, não dizia nada com o espanto que me assolava e saí de lá com uma cara apatetada!
Basicamente fiquei sem reacção! Se me beliscassem eu não iria reagir!
Pela primeira vez na vida vi que isto de estar grávida não é só ver 'manchas' incompreensíveis num papel. Quando tudo começa a encaminhar-se chega o momento de acreditar que efectivamente há um bébé ali dentro da barriga, apesar de ainda não se notar muito cá fora.
E este foi o dia em que finalmente acreditei que tenho um bébé dentro de mim.

<

publicado por xana às 00:55
Link | comentar | favorito
|
1 comentário:
De maria a 3 de Junho de 2009 às 23:35
Pois, compreendo! Tive exactamente a mesma reacção. Foi...surpreendente!! Nunca imaginei que já fosse possível ver tanto e já estar tão desenvolvido! E mexer-se tanto. Eu também não via muito bem, mas até o número dos dedos das mãos lhe conseguiram contar! Ainda articulei umas baboseiras, depois preferi guardar para mim o resto das emoções. Mas que é uma grande emoção lá isso é! Felicidades para os restantes meses que se avizinham!

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog