Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007

Semana 11

<

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

Talvez tenhas notado... o teu bébé está muito crescido! O teu pequeno feto ganhará um peso substancial esta semana e já alcançou o estatuto 'tamanho-de-fruta', comparável já a uma ameixa. O teu pequeno cientista já começou a explorar o corpo, concentrando-se em tocar a sua cabeça e, especialmente, o seu rosto e boca. A sua boca, em particular, irá dar-lhe horas de entretenimento. Isto acontece não só porque o teu bébé está a ganhar coordenação, em que consegue mover a mão, mas também porque as palmas das mãos sentem o que ele tocar. Também está a desenvolver o reflexo de engolir, esta semana.

Os sentidos olfactivos começam a desenvolver-se também esta semana que, combinados com o desenvolvimento do gosto irá proporcionar-lhe as primeiras experiências de gosto e cheiro.

 

Sintomas:

Se ainda sofres as alegrias do enjoo matinal, irá diminuir ao ponto da não-existência no final desta semana. A placenta em crescimento combinada com o desenvolvimento da glândula pituitária do teu pequeno bébé permitiu a diminuição da produção hormonal, o que te permite concentrar no facto de que estás prestes a entrar no segundo trimestre da gravidez (que pode ser caracterizado pelo grande crescimento da tua barriga e do teu bébé).

Nesta altura deves fazer um esforço para aumentares gradualmente o consumo de comida saudável, rica em vitaminas, mas lembra-te: isto não significa que a vida é agora um buffet aberto. Pensa que se não é bom para ti, também não será bom para o teu bébé em crescimento. Irás descobrir que vais sentir fome depois do jantar e não cometas o erro de comer um gelado extra para a sobremesa. Come mais vegetais e peixe ou pão com geleia. Uma boa nutrição é absolutamente vital para o desenvolvimento cerebral e corporal do teu bébé.

Certifica-te de que tens tempo para ti para te concentrares nas interacções corporais com o teu bébé: ouve música relaxante, lê bons livros, tem pensamentos positivos, tudo o que seja mentalmente estimulante para te deixar bem-humorada e tornar a tua gravidez uma experiência positiva. Por outras palavras, ver as notícias internacionais não é recomendável. Quanto melhor tratares o teu corpo e emoções agora, mais saudável e feliz será o teu bébé.


Blog da Jornalista Sarcástica: "Aliás, adoro vomitar!"

«Algumas mulheres são umas sortudas: não têm enjoos. Há outras que têm menos sorte: têm algum enjoo matinal. Depois há o resto de nós, as mulheres com semanas de vómitos non-stop.

Todos esses vómitos non-stop têm um nome: hiperemesis. Tenho a sensação de que a hiperemesis é a palavra latina para 'pobres mulheres que vomitam tudo à vista'.

Visto que a hiperemesis não é assim tão conhecida, a maioria das pessoas tem tendência para colocar questões como 'Já experimentaste bolachas?' ou 'Ouvi dizer que o gengibre funciona'.

Para muitas mulheres, a única coisa que funciona é ter um bébé aos tiros à sua virilha.

Eu sei que as pessoas estão a tentar ser úteis, mas é difícil não dares um 'selo' a alguém que 'oferece' conselhos, especialmente se passaste toda a noite nas urgências, a receber fluídos intravenosos por desidratação.

Não sei dizer quantas vezes me apeteceu dizer 'Bolachas? A sério? É só isso? Comer umas miseráveis bolachas? Estive a vomitar durante cinco meses e tudo o que precisava fazer era comer uma miserável bolacha?'»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

As minhas impressões...

À medida que data da segunda ecografia se aproxima os meus temores surgem à tona e começo a pensar nos meus piores receios. Sou assim! Se nada tivesse acontecido anteriormente, andava feliz da vida a fazer tudo o que devia e não devia. Mas assim, penso sempre duas vezes antes de aplicar alguma coisa na pele, antes de comer, antes de beber. Tenho muito mais cuidado com o tipo de exercícios que faço no ginásio. Por mais que racionalmente me informem que não há nada que possas fazer para evitar o pior, pelo menos tento e sinto que estou a contribuir positivamente para esta gravidez tão desejada. Como é que eu me sinto? Neste momento os enjoos praticamente desapareceram. Começo a pouco e pouco a sentir mais fome e não consigo ir dormir sem comer um iogurte. O peito continua dorido e neste momento não consigo abotoar o botão de algumas das minhas calças. Para disfarçar uso-as desabotoadas e com um cinto por cima. Nem se nota! Já começo a dormir melhor, porque houve uma fase em que acordava todos os dias às 7h da manhã sem despertador. E dorminhoca como sou (preciso de pelo menos 10h de sono para estar bem!) isso era algo de muito estranho à minha natureza. As borbulhas já diminuíram. Andava cheia delas. Parecia que tinha regressado aos meus tempos de adolescente! E fora estes sintomas não sinto nada de especial. Pelos vistos não se deve sentir mesmo nada! No entanto, da outra vez também não sentia nada de especial e descobri que o embrião já não estava vivo. Não senti nem uma dor! E quando me lembro disso tremo dos pés à cabeça. Aguardo ansiosamente pela ecografia.

[24-09-2007] - Se me perguntarem como ando, responderei que nem assim, nem assado, nem triste, nem contente. Simplesmente ansiosa. À medida que o tempo passa vou ficando mais optimista e o facto de não estar a fazer grandes planos tem ajudado a acalmar-me. Vivo um dia de cada vez e isso tem sido muito saudável.

<

publicado por xana às 00:09
Link | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Mary a 10 de Outubro de 2007 às 21:43
É lindo não é??? :)

Mary
http://babiesboom.blogspot.com/

http://o-essencial-es-tu.blogspot.com/
De Cristina Matos a 11 de Outubro de 2007 às 10:36
Olá,

Fico muito feliz por estar td a correr bem! Connosco tb está tudo bem felizmente! No dia 24/10 vou fazer o rastreio do 2º trimestre e a ecografia. É uma maravilha, um verdadeiro milagre! O meu bébé na ecografia anterior estava agarradinho com a duas mãos ao cordão umbilical e dava muitos saltos :-)! Acho que não estava a gostar muito da brincadeira e estava a brincar com a médica....estivemos quase 1 hora para conseguir medir a TN :-)! Malandreco.
Parabéns.
td de bom
bj
Cristina
De a 14 de Outubro de 2007 às 15:11
Boa!!! que bom!!
Beijinhos!!

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog