Tudo sobre a gravidez
Quarta-feira, 5 de Setembro de 2007

Semana 9

<

pregnancy cartoon

Desenvolvimento Fetal:

Parabéns! O teu bébé em crescimento foi aceite no clube fetal, uma fase muito exclusiva e excitante no seu desenvolvimento pré-natal.

Basicamente, isto significa que a pequena ervilha foi promovida de criatura embrionária marinha a ser humano reconhecível! Esta semana, em particular, as íris dos seus pequenos olhos conseguem funcionar, mas as suas pálpebras permanecem unidas e fechadas por algum tempo. As suas orelhas estão formadas e os seus ouvidos cheios de fluido. O teu pequeno está já a desenvolver o seu sentido de equilíbrio. As pequenas pernas ainda parecem um pouco barbatanas, no entanto outros desenvolvimentos corporais estão a avançar a bom ritmo: os seus rins já estão a funcionar, o que significa que vai começar a urinar (pode parecer encantador agora, mas espera até teres de começar a comprar fraldas!).

 

Sintomas:

Estás perto do final do primeiro trimestre e enquanto há muitas mudanças dinâmicas e perceptíveis a ocorrer dentro de ti, não há muitas delas que sejam perceptíveis para ti, com a excepção de uma protuberância que não é gravidez suficiente para que as pessoas parem de pensar que precisas de deixar de comer donuts. Apesar do teu corpo parecer um pouco aborrecido, podes esperar o efeito aumento-de-peso. Não é má ideia registá-lo para teres a certeza de que não estás a comer de mais ou de menos. Como entraste no período fetal seria uma boa altura de avaliar o teu regime de saúde pessoal, isto se já não o fizeste. Estás a comer proteína suficiente? Lembra-te, a proteína pode ser encontrada no feijão, produtos de soja e nozes. Tens dormido bem, tens-te exercitado, tens bebido fluidos suficientes e tens tomado vitamina C? Ter um bébé é o derradeiro teste ao teu corpo: se cuidares da tua saúde agora, terás um pós-parto saudável e estarás pronta para ser um mãe energética. Se não, digamos que estás a contribuir para aumentar as hipóteses de sofreres de depressão, osteoporose, diabetes, obesidade e vários vírus desagradáveis (gripes) que uma vida saudável pode combater antes que percebas que eles chegaram.

 

Blog da Jornalista Sarcástica: "Sorria para a câmara-dildo, querida"

«A primeira visita ao médico quando estás grávida é sempre bastante interessante.

Geralmente, chegas ao consultório depois de teres feito 300 testes que confirmam que sim, que estás com uma criança.

Mas o médico? Ele não acredita em ti. Sim, obrigam-te a fazer um teste para provar que as mamas sensíveis e o acne se devem ao facto de teres atingido a puberdade um pouco tarde.

Depois de perguntarem "quando foi a última vez que fez sexo", dizem-te que te vão fazer um "ultrasom". Quando me disseram isto, imaginei-me sentada numa sala quente e luminosa, com o meu marido a segurar-me na mão, enquanto o ultrasom deslizava sobre a minha barriga.

Música suave estaria a tocar enquanto olhava para o meu bébé, que já estaria completamente formado (sim, às nove semanas) e estaria a acenar-me.

Como estava errada.

O que realmente se passa é a 'câmara-dildo', também conhecida por ecografia vaginal. É uma forma de introdução ao 'clube'. Nos próximos nove meses, tudo irá girar em torno da tua vagina.

Nunca fizeste uma ecografia vaginal? Para aquelas que estão à espera da estreia, basicamente o técnico insere uma câmara especial onde o sol não brilha. Não há música suave, não há bébé a acenar. Tudo o que tens é uma bexiga cheia, uma almofada sob o teu rabo e um técnico que nem se preocupa em convidar-te para jantar primeiro.»

[Textos traduzidos e adaptados do site pregnancy.baby-gaga.com]

As minhas impressões...

[10-09-2007]Fiquei muito feliz e dei (muitas) graças a Deus ao constatar um pequeno coração a bater muito depressa. Mas ainda não vou pular de alegria, porque o primeiro trimestre ainda não acabou e o perigo ainda existe. Segundo a Dra. P., que se tem revelado uma óptima médica, no dia 09-09-2007 tinha 9 semanas (contadas a partir do dia do meu último período). É nesta contagem que tenho que me basear para fazer a ecografia das 12 semanas. Terei que marcar a próxima ecografia, fazer as análises e marcar o rastreio pré-natal. Só depois de ter tudo isto é que poderei marcar a consulta com a Dra. P. Até lá a ansiedade continua a ser muita.

 

[11-09-2007] - Já marquei a ecografia das 12 semanas. E claro, a ansiedade começa a pouco e pouco a tomar conta de mim. Até lá aguardo ansiosa. Já sei que esta ansiedade chegou para durar. A ansiedade da primeira ecografia, a ansiedade da ecografia das 12 semanas e das restantes, a ansiedade de não sei mais o quê e a ansiedade dos filhos a crescer... Um sem fim de ansiedades maternas...

 

[12-09-2007] - Vou tentar fazer as análises ainda esta semana. Descobri um laboratório na cidade onde trabalho que é abrangido pelo meu seguro de saúde. Antes tinha que ir sempre a Lisboa fazer tudo, mas recentemente o meu seguro adicionou novos médicos e laboratórios. Assim evito ter que fazer constantemente viagens e a faltar manhãs inteiras ao trabalho só para fazer análises. A semana passada foi uma semana muito expectante e ansiosa. A consulta correu bem na medida do esperado. Apenas falei com a doutora que não viu nada, visto que não tinha o equipamento adequado à disposição. No entanto, foi muito simpática a marcou uma ecografia para dali a um dia. No sábado lá estava eu a tremer por todos os lados para saber se havia ou não um bater de coração.

<

publicado por xana às 00:12
Link | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Cristina MAtos a 28 de Setembro de 2007 às 14:19
Olá,
Também já passei pelo que esta a passar: um aborto espontaneo e é verdade que na segunda se tem medo de tudo. De qq forma vai correr tudo bem. Eu estou grávida de 12 semanas e fui fazer a eco na semana passada, descobri que é um menino e que está td bem. Vai ver que vai correr tudo bem! Temos de ser optimistas! Tudo corremelhor!
Boa sorte e um beijinho
Cristina
De xana a 28 de Setembro de 2007 às 14:25
Obrigada pela força. As palavras são ainda mais preciosas vindas de uma pessoa que já passou pelo mesmo.

Comentar post

O renovado Babyblues

Após vários meses de inactividade o Babyblues foi reestruturado. Sei que muitas pessoas gostam do blog e não quis desistir dele, no entanto como faço o blog num regime de voluntariado, houve um período de tempo de pouca disponibilidade para o actualizar. Agora renasceu aqui: http://baby-blues.blogs.sapo.pt/

Torna-te fã!



Pesquisar

 

pessoas leram este blog